FINANÇAS PESSOAIS
Ao longo de 2023, a educação financeira teve destaque no cenário econômico nacional e foi pauta frequente na mídia e redes sociais.
Diversos fatores contribuíram para isto: a nota baixa no indicador de bem-estar e letramento financeiro e os indicadores que demonstram que a maioria dos brasileiros não tem o hábito de investir.
E ainda, o endividamento crescente das famílias, o Programa Desenrola, além das discussões acerca do parcelamento sem juros no cartão de crédito e do rotativo no cartão de crédito.
No final de 2023, a resolução conjunta entre Banco Central e Comitê Monetário Nacional (CMN) determinou que os bancos e instituições financeiras promovessem ações de educação financeira a seus clientes.
1. Consuma de forma consciente, saiba quais são seus gastos, principalmente com cartão de crédito
2. Quite e negocie as suas dívidas, priorizando seu custo de vida e gastos essenciais
3. Inclua a família no processo, pois naturalizar a conversa sobre dinheiro é uma maneira mais rápida de quebrar o tabu sobre o assunto.
4. Planeje a sua rotina para que os boletos não sejam surpresa quando chegarem
5. Faça um bom planejamento financeiro. O objetivo principal da educação financeira para 2024 é o autoconhecimento financeiro, evitando e reduzindo o número de surpresas.
6. Faça uma reserva de emergência, vivendo o presente com olhos no futuro. O bom planejamento financeiro contempla, além de seus rendimentos, custo de vida e despesas, também a projeção dos gastos extras