saiba
Segundo levantamento da revista Forbes, Silvio Santos aparece no ranking dos bilionários mais velhos do Brasil. A fortuna do magnata das comunicações é estimada em R$ 1,6 bilhão.
Em 12 de dezembro de 1930, nascia, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, Senor Abravanel, um ícone da televisão brasileira. Quer conhecer sua história? Segue o fio!
Silvio é o primogênito de migrantes judeus do Império Otomano, que vieram ao Brasil em 1924.
Formado técnico em contabilidade, começou a comercializar capa para títulos de eleitor. Na época, o Brasil vivia um período de redemocratização após a ditadura do Estado Novo de Vargas.
Na década de 60, começou a apresentar o "Vamos Brincar de Forca", da TV Paulista, que posteriormente tornou-se o "Programa Silvio Santos" com o aprimoramento dos quadros.
Adquiriu o "Baú da Felicidade", empresa que vendia baús de presente de Natal para crianças. A empresa ficou conhecida, depois, pela venda de carnês e sorteios.
Quanto mais o "Programa Silvio Santos" ficava famoso, mais Silvio tinha retorno financeiro: ele revendia o tempo de anúncio a outras empresas. Mas, com a incorporação da TV Paulista à Rede Globo, as coisas começaram a mudar...
A incorporação trouxe reformas que fizeram Silvio sair, em 1976, e se mudar para a Rede Tupi. Nela, ele poderia manter o formato de seu programa e lutar pela obtenção de uma emissora própria, o que não era viável na Globo.
Com a falência da TV Tupi em 1980, o Programa de Silvio foi para a TV Record. Curiosidade: nessa época, Silvio chegou a ser dono de 50% da emissora.
No fim da década de 80, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) começou a ser formado, a emissora próprio de Silvio Santos.
Hoje, ele é proprietário do Grupo Silvio Santos, que inclui o SBT, a Liderança Capitalização, administradora da Tele Sena, a Jequiti e a TV Alphaville.