Pagar boleto com cartão de crédito vale a pena? Saiba se essa estratégia funciona para você

FINANÇAS

Programas de fidelidade são um dos principais atrativos dos cartões de crédito, fazendo com que os clientes concentrem gastos no produto para maximizar os ganhos. Mas pagar boleto com cartão de crédito compensa mesmo? Planejadores financeiros ouvidos pela Inteligência Financeira respondem que… depende.

Por que usar o cartão?

Depende principalmente das tarifas cobradas e dos critérios dos programas de pontos oferecidos pelos cartões. A maior parte das operadoras cobra taxas adicionais para o serviço, além de repassar o IOF (imposto sobre operações financeiras). Ou seja, os custos podem fazer essa conta não fechar.

Depende do quê?

Parte das operadoras permite que se faça a leitura de um boleto e se pague utilizando o cartão de crédito. Essa funcionalidade deve ser consultada diretamente no aplicativo da empresa, ao se carregar um boleto para pagamento. Nesse caso, o cartão vira um instrumento para uma espécie de empréstimo de curto prazo.

Como pagar boleto com cartão de crédito?

De acordo com as especialistas ouvidas pela reportagem, a resposta mais comum é não. “Em geral, não costuma ser a alternativa mais vantajosa, porque existe a cobrança adicional”, explica a planejadora Paula Bazzo.

Vale a pena pagar boleto com cartão de crédito?

Primeiro de tudo, se o pagamento de boletos é elegível para a pontuação. Depois, qual é a conversão de pontos por dólar gasto e qual é o custo para pagar contas por essa modalidade. Outra coisa é definir um objetivo com as milhas. Muitos clientes fazem de tudo para centralizar os gastos no cartão de crédito, mas não têm um plano para utilizar as milhas.

O que você deve analisar para ver se vale a pena?

Os clientes desconhecem muitas ferramentas de acúmulo que os programas oferecem, seja a compra de milhas, seja a pontuação com cartões de créditos de serviços úteis no dia a dia, como aplicativos de transporte e delivery. O dinheiro que se gastaria em taxas pode virar um cartão pré-pago de um app que vai quebrar seu galho para se locomover.

Veja se não há alternativas mais vantajosas

Se o que te move a pagar contas com cartão de crédito é a falta de grana em conta para pagar à vista, há outras coisas a pensar. “Se eu não tenho o dinheiro para pagar o boleto naquele dia e pago com cartão de crédito, eu tenho benefícios. Eu evitei o atraso do boleto, evitei a multa e evitei os juros”, explica Carla Cristina, planejadora financeira CFP pela Planejar.

E se o problema é mesmo falta de dinheiro?

Não adianta você ganhar tempo se não tiver expectativa de ter dinheiro na conta para pagar, porque aí você vai ter outro problema, agora com o rotativo do cartão de crédito. Ou seja, você pode ter trocado juros menores por uma das taxas mais altas do mercado.

Nunca esqueça: você precisa pagar a fatura depois