FINANÇAS
2024 já começou, mas ainda dá tempo de colocar de pé suas resoluções para o ano novo. Se investimentos está entre as suas metas, confira 4 passos para começar a fazer seu dinheiro render.
A especialista Fernanda Ribeiro, CEO da Conta Black, destaca a mudança de mentalidade como o primeiro passo para começar a investir em 2024. “Assim, é possível construir uma carteira realista, baseada em objetivos de curto, médio e longo prazo”, explica.
Não dá para começar a investir em ativos de risco sem antes montar uma reserva de emergência (ou de oportunidade). “Esse é um valor usado para suporte emergencial, como o nome já diz. Muitas vezes a construção de longo prazo com investimentos é impedida exatamente por conta de ocasiões urgentes”, ressalta Fernanda. O ideal é calcular a reserva com base no valor do seu salário atual ou pró-labore, para empreendedores. “O equivalente a seis meses é suficiente”, explica a especialista.
Em terceiro está entender qual o seu perfil de investidor: conservador, moderado e arrojado. Para saber em qual perfil você se encaixa, a CVM, que é a Comissão de Valores Mobiliários, determina que instituições apliquem um formulário chamado Análise de Perfil do Investidor.
Começar a investir em 2024 significa olhar para as finanças sem medo. Por isso, Fernanda destaca: se há dívidas, a primeira coisa a se pensar é como negociá-las. “Hoje o Desenrola, programa do Governo Federal, é uma boa opção para ajudar no processo de renegociação. E só depois, iniciar o processo de investimento”.