aprenda

Ações caíram 50%: é hora de investir?

Alpargatas

Maior empresa do setor calçadista da América Latina, a Alpargatas (ALPA4) vem sofrendo com a escalada dos juros e queda no volume de vendas

A empresa registrou nos últimos 12 meses queda de 49,81% em suas ações. O próximo balanço está agendado para o dia 9 de fevereiro e o mercado aguarda atento pelos resultados.

A Alpargatas é dona de marcas famosas como Havaianas, Dupé e Rothy’s.

Embora em 2021 o lucro da Alpargatas tenha crescido 391,9%, somando R$ 689,6 milhões, quando comparado ao ano anterior, 2022 tem sido mais desafiador. A empresa teve uma queda de 4% no volume de vendas no Brasil.

Ano desafiador?

Outro desafio no setor de varejo tem sido a alta dos juros. A taxa não deve cair tão cedo, como mostram os relatórios do Boletom Focus das últimas semanas.

“As empresas ligadas ao varejo e ao e-commerce têm seus resultados pressionados. Nesse cenário, a Alpargatas  não fica fora dessa estatística."

Daniel Amaro, head de alocação da Investsmart XP

Vale a pena investir?

Para o Banco Safra, mesmo com um relatório que pede cautela no investimento em Alpargatas, a recomendação é para compra.

Para Victor Paganini, analista de investimentos da Quantzed, tudo vai depender do andar da economia brasileira.

"É um pouco cedo para manter o otimismo, tendo em vista que ainda estamos com juros altos e a economia americana para entrar em recessão."

Entenda mais sobre o momento da Alpargatas