Ações da Eletrobras: qual a diferença entre ELET3 e ELET6?

As ações da Eletrobras, maior companhia de energia elétrica da América Latina, podem ser encontradas pelos tickers ELET3 (ordinárias) e ELET6 (preferenciais). Entenda a diferença

Os resultados da Eletrobras. Foto: Brendan McDermid/Reuters
Os resultados da Eletrobras. Foto: Brendan McDermid/Reuters

As ações da Eletrobras, maior companhia de energia elétrica da América Latina, podem ser encontradas por dois tickers. Mas você sabe qual a diferença entre ELET3 e ELET6?

Pois bem, o primeiro ticker (ELET3), acompanhado pelo número 3, indica que se trata de uma ação ordinária (ON). Logo, quem investe nesta ação terá direito a voto nas assembleias da empresa.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

Já as que recebem o ticker ELET6 são classificadas como ações preferenciais PN6, ou seja, dão preferência na hora de receber dividendos. O número 6 mostra que se trata de uma ação preferencial classe B, cuja especificação deve ser conhecida pelo estatuto da empresa.

Em qual investir: ELET3 ou ELET6?

Agora que você já entende a diferença entre ELET3 e ELET6, vem a seguinte pergunta: em qual ação da Eletrobras investir?

Para quem pretende ter retorno a longo prazo, as ações preferenciais ELET6 são mais indicadas por pagarem dividendos. Isso porque, sempre que a empresa registrar lucro em seus balanços, uma parte do rendimento será redistribuída aos seus acionistas. Portanto, quanto mais papéis você tiver, mais bônus receberá.

É hora de investir em ações da Eletrobras?

Para saber se é o momento de investir em ações dessa holding do setor de distribuição de energia elétrica, é importante fazer análises. Mas, atenção: elas não são fáceis. Contudo, as corretoras e bancos costumam oferecê-las aos clientes.

A análise mais simples é a análise técnica. Afinal, nela são tomados como referência os dados do mercado financeiro coletados nos gráficos da ação e outros indicadores.

Já a análise fundamentalista leva em conta informações contábeis. Por exemplo, balanços, DREs (Demonstrativo de Resultados do Exercício)e Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização). Dessa forma, é recomendada para quem tem metas conservadoras ou de longo prazo.

Portanto, você deve se munir destas análises para avaliar se vale investir na Eletrobras.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS