Aumento de juros no Brasil, balanços de empresas e indicadores no exterior

Isabella Carvalho conversa com Caio Camargo sobre o que movimentou o mercado nos últimos dias

Aumento de juros no Brasil, balanços de empresas, indicadores no exterior | Inteligência Financeira

O Manhã Inteligente desta sexta (5) trouxe os principais destaques da semana que passou. Começando pelo Brasil, o foco ficou para a decisão de juros. O Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou um aumento da básica de juros brasileira, a Selic em meio ponto percentual, para 13,75% ao ano.  

A decisão foi unânime entre os nove membros do comitê. Com mais essa elevação, a Selic passa para o nível mais alto desde novembro de 2016. A pergunta que fica agora é: será que estamos próximos do final do ciclo de aperto monetário? Uma parte do mercado enxerga possibilidade de um último ajuste em setembro. 

A renda fixa está em alta! Inscreva-se e receba a fórmula para chegar a R$ 1 milhão com investimentos de baixo risco.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

Falando sobre os balanços corporativos, tivemos boas notícias do Mercado Livre, Ultrapar, Prio e Totvs, que encerraram o segundo trimestre com lucro líquido, registrando crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior. Já Iguatemi e Lojas Quero-Quero não tiveram a mesma alegria e registraram prejuízo nesses três meses. 

Enquanto isso, no exterior…

Indo agora para o exterior. Nos Estados Unidos, o PMI industrial caiu de 53 em junho para 52,8 em julho, atingindo o menor nível desde junho de 2020. Já o PMI de serviços surpreendeu o mercado, subindo de 55,3 em junho para 56,7 em julho. Os indicadores são importantes para entender o cenário do país, que pode estar a caminho de uma recessão. Nesta sexta ainda também vamos acompanhar os dados do mercado de trabalho por lá. 

Na Europa, o Banco Central da Inglaterra fez o maior aumento da taxa de juros desde 1995 para combater a disparada da inflação. O banco inglês elevou sua taxa básica em meio ponto percentual, de 1,25% para 1,75%. 

Saiba mais sobre o que movimentou o mercado no Manhã Inteligente!
 

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS