Copom aumenta Selic em 1 p.p., para 12,75% ao ano

Nível dos juros no país é o mais alto desde fevereiro de 2017

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) anunciou, no final da tarde desta quarta-feira (4), um aumento de 1 ponto percentual na Selic, a taxa básica de juros brasileira, que passa para 12,75% ao ano. É o maior nível desde fevereiro de 2017 e já havia sido antecipado pelos especialistas.

O Brasil, como diversos países no mundo, está enfrentando uma forte onda de inflação nos últimos meses. Aumentar a taxa de juros é a medida mais usada para tentar frear a alta dos preços. No meio da tarde, o Fed (Federal Reserve, banco central americano) também anunciou uma elevação de 0,5 p.p. na taxa básica dos Estados Unidos, para entre 0,75% e 1% ao ano.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A decisão do Copom foi unânime: os dez membros votaram pelo aumento nessa magnitude. “O comitê ressalta que, em seus cenários para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções”, diz o comunicado divulgado pelo BC para justificar a medida. Os riscos citados são a persistência das pressões inflacionárias globais e a incerteza sobre o futuro do arcabouço fiscal do país, parcialmente incorporada nas expectativas de inflação e nos preços de ativos.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS