EUA falam sobre “consequências catastróficas” caso Putin utilize armas nucleares

Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, alertou sobre eventual uso de armas nucleares pela Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin. Foto: Marcos Corrêa/Presidência
O presidente da Rússia, Vladimir Putin. Foto: Marcos Corrêa/Presidência

O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, disse que o país alertou a Rússia sobre possíveis “consequências catastróficas” caso Moscou utilize armas nucleares no conflito contra a Ucrânia.

“Nós comunicamos diretamente aos russos em alerta muito altos que haverá consequências catastróficas para a Rússia se eles usarem armas nucleares na Ucrânia”, disse Sullivan em entrevista para o canal de televisão “ABC News”.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

“Fomos claros e enfáticos com eles. Os Estados Unidos responderão decisivamente a favor de nossos aliados e parceiros”, disse ele. “Comunicamos aos russos quais seriam as consequências, mas tomamos cuidado ao falar sobre isso publicamente”.

Sullivan, em uma segunda entrevista neste domingo, para o canal “NBC”, disse que as conversas com funcionários russos de alto escalão ocorrem desde a última ameaça do presidente da Rússia, Vladimir Putin, na quarta-feira (21), quando ele anunciou uma mobilização parcial e emitiu um alerta velado de que ele poderia empregar a capacidade nuclear da Rússia.

“Isso aconteceu com frequência ao longo dos últimos meses”, disse Sullivan à “NBC”. “Aconteceu nos últimos dias, mas não queríamos indicar exatamente com quem são essas conversas porque queremos protegê-los para que tenhamos a capacidade de falar com a Rússia e dizer a eles quais seriam as consequências – e elas seriam catastróficas – se eles seguirem o caminho escuro do uso de armas nucleares”.

Alerta de Putin

Em um discurso televisionado na última semana, Putin disse: “Quero lembrá-los que nosso país também tem vários meios de destruição. E quando a integridade territorial de nosso país estiver ameaçada, para proteger a Rússia e nosso povo, certamente usaremos todos os meios à nossa disposição.”

Últimas em Política

Os comentários do presidente russo aumentaram as preocupações de que a Rússia possa anexar partes do leste e sul da Ucrânia e utilizar armas nucleares para proteger estas áreas em caso de avanço ucraniano.

Anexação de regiões ucranianas

Autoridades russas iniciaram nesta sexta-feira (23) referendos para a anexação de quatro áreas da Ucrânia que a Rússia controla em uma votação encenada, uma medida que autoridades ucranianas e ocidentais ridicularizaram como uma farsa do Kremlin, projetada para impedir o avanço das forças de Kiev.

Funcionários do governo dizem que não veem indícios de que a Rússia esteja se preparando para usar armas nucleares.

Sullivan acrescentou que o governo Biden continuará fornecendo armas para a Ucrânia, apesar dos comentários de Putin.

As referências anteriores do presidente russo à capacidade nuclear de seu país, disse Sullivan, “não nos impediram de fornecer mais de US$ 15 bilhões em armas à Ucrânia… e não nos impedirão agora”.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS