IF Hoje: mercados vivem suspense às vésperas de decisões sobre juros

Bancos centrais brasileiro e americano começam a discutir nesta terça (3) como ficam as estratégias para combater a inflação

Fachada do Banco Central do Brasil (Foto: Jorge William/Agência O Globo)
Fachada do Banco Central do Brasil (Foto: Jorge William/Agência O Globo)

Nesta terça-feira (3) têm início as reuniões dos comitês de política monetária dos bancos centrais do Brasil e dos EUA (Federal Reserve, o Fed) para decidir se aumentam ou não as respectivas taxas básicas de juros. A brasileira está em 11,75% ao ano, e a americana, em 0,5% ao ano.

Elevar os juros é uma medida para tentar segurar a crescente inflação que afeta todo o mercado financeiro e os investimentos. De forma geral, quando os juros sobem a renda fixa fica mais atraente e a variável perde interesse.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Somente na quarta (4) as ações a ser tomadas serão divulgadas, então hoje o dia deve ser de cautela entre os investidores.

Para acompanhar hoje

  • 9h: produção industrial (março), do IBGE
  • 11h, EUA: encomendas à indústria (março)
  • 17h30, EUA: estoques de petróleo
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS