Disparada das commodities explica alta semanal de 1,18% do Ibovespa

A bolsa brasileira vem se beneficiando de uma tríplice combinação de: rotação global de crescimento para valor; forte exposição a commodities e, múltiplos de entrada muito baixos, e mais recentemente, de fluxos saindo da Rússia e migrando para outros Emergentes, como o Brasil

Bolsa B3 (Foto: Divulgação)
Bolsa B3 (Foto: Divulgação)

Em semana mais curta por conta do Carnaval e marcada pelo recrudescimento dos conflitos entre Ucrânia e Rússia, o Ibovespa até encontrou suporte nos papéis ligados às commodities, mas acabou seguindo os mercados globais em sessão de aversão aos riscos. O pregão também ficou marcado pela divulgação do PIB do quarto trimestre no Brasil e do payroll de fevereiro nos EUA.

Após ajustes, o Ibovespa fechou a sessão em queda de 0,60%, aos 114.473,78 pontos, variando entre os 115.166 pontos nas máximas intradiárias e os 113.389 pontos nas mínimas, e com volume financeiro de R$ 21,9 bilhões negociado durante a sessão.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

Na semana, o índice registrou ganhos de 1,18%. Lá fora, o S&P 500 perdeu 0,81% e e o Stoxx 600 tombou 3,56%, enquanto o futuro do Brent avançava 6,78%, para US$ 117,95, no final da tarde.

A bolsa brasileira vem se beneficiando de uma tríplice combinação de: rotação global de crescimento para valor; forte exposição a commodities e, múltiplos de entrada muito baixos, e mais recentemente, de fluxos saindo da Rússia e migrando para outros Emergentes, como o Brasil.

Entre as poucas performances positivas do dia, destaque para papéis defensivos, ligados ao dólar e commodities. Taesa units ganhou 3,98%, Suzano ON avançou 6,70%, Gerdau PN subiu 3,89%, Vale ON melhorou 2,28% e CSN ON cresceu 1,79%.

Para o restante dos ativos, no entanto, o curto prazo se mostra mais complexo, com ações sensíveis às taxas de juros e empresas dependentes de commodities sofrendo mais. Locaweb ON perdeu 5,36%, Méliuz ON cedeu 5,17%, Gol PN tombou 7,64%, CVC Brasil ON recuou 6,67% e Azul PN despencou 7,77%.

Os bancos também caíram em bloco, em semana marcada por falhas técnicas sentidas pelo consumidor final. Itaú PN -1,52%, Bradesco PN -2,88%, Santander units -1,86% e BB ON -2,50%.

No ambiente macro, e de acordo com dados do Departamento do Trabalho americano, os EUA criaram 678 mil vagas de trabalho em fevereiro, superando a expectativa de economistas consultados pelo The Wall Street Journal (WSJ), de criação de 440 mil postos de trabalho.

No Brasil, agentes locais digeriram a leitura do PIB para o quarto trimestre. A economia brasileira avançou 0,5% nos três últimos meses de 2021 e 4,6% no ano. A mediana das estimativas do Valor Data apontava para uma alta de 4,5% em 2021 — com intervalo de 4,3% a 4,8% — e uma variação positiva de 0,2% no quarto trimestre contra o terceiro, , com intervalo de queda de 0,6% a aumento de 0,5%, conforme levantamento feito com 41 consultorias e instituições financeiras.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS