Política monetária nos EUA domina atenções da semana

Para tentar controlar a inflação dos EUA, o banco central americano sinaliza o retorno da alta nas taxas de juros – analistas avaliam o impacto na Bolsa brasileira e no dólar

Jerome Powell, o presidente do Fed, o banco central dos EUA (Foto: Fed/divulgação)
Jerome Powell, o presidente do Fed, o banco central dos EUA (Foto: Fed/divulgação)

Para a semana que está começando, o destaque internacional, para o qual investidores estarão atentos, será a decisão de juros pelo comitê de política monetária do Banco Central americano, o deflator de consumo pessoal (PCE) e o Produto Interno Bruto (PIB) nos EUA referente ao quarto trimestre de 2021.

No Brasil, os destaques entre divulgações de dados serão a prévia da inflação ao consumidor em janeiro (IPCA-15), o IGP-M de janeiro e a taxa de desemprego de novembro medida pela PNAD Contínua. Também contaremos com o resultado primário do governo central e a arrecadação tributária federal de dezembro.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

EUA: política monetária do Fed

Dentre todos os indicadores, as atenções dos investidores estarão direcionadas à decisão de política monetária do Federal Reserve, o Fed, banco central dos EUA. Investidores esperam que o banco central dos Estados Unidos dê mais pistas de como será o agora inevitável aperto monetário no país.

Além disso, a divulgação do PIB dos EUA do quarto trimestre entra na pauta dos investidores, já que um resultado forte da economia americana pode dar ainda mais força ao movimento de retirada de estímulos pelo Fed.

Brasil: inflação e emprego

No Brasil, as discussões sobre os rumos da inflação voltam ao centro das atenções na quarta-feira, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o IPCA-15, considerado a prévia da inflação, de janeiro. O mercado buscará confirmar se a inflação no país realmente pode estar perdendo o fôlego.

Também localmente, teremos dados sobre o mercado de trabalho no país. Na quinta-feira (27), o Ministério da Economia apresenta os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de dezembro. Já na sexta (28), o IBGE divulga a PNAD Contínua – Taxa de Desemprego referente ao trimestre encerrado em novembro.

Últimas em Economia

Agenda do investidor de 24 a 28 de janeiro

Veja os principais pontos de atenção da semana.

Segunda-feira, 24 de janeiro

  • 6h: Zona do euro – PMI Composto de janeiro
  • 11h45: EUA – PMI Composto de janeiro

Terça-feira, 25 de janeiro

  • 12h: EUA – Índice de confiança do consumidor

Quarta-feira, 26 de janeiro

  • 9h: Brasil – IPCA-15 de janeiro
  • 16h: EUA – Decisão de política monetária
  • 16h30: EUA – Entrevista coletiva de Jerome Powell, presidente do Fed

Quinta-feira, 27 de janeiro

  • 10h30: EUA – PIB do quarto trimestre
  • 14h – Brasil: Caged de dezembro

Sexta-feira, 28 de janeiro

  • 8h: Brasil – IGP-M de janeiro
  • 9h: Brasil: PNAD Contínua – Taxa de Desemprego para novembro
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS