IF HOJE: divulgação da ata do Copom é o destaque desta terça

Documento deve oferecer detalhes à decisão de elevar a Selic para 11,75% ao ano

Fachada do Banco Central do Brasil (Foto: Jorge William/Agência O Globo)
Fachada do Banco Central do Brasil (Foto: Jorge William/Agência O Globo)

Nesta terça-feira (22), o Banco Central divulga a ata de sua última reunião de política monetária, realizada na semana passada, quando decidiu aumentar os juros em 1 ponto percentual, para 11,75% ao ano. O mercado espera encontrar detalhes sobre a decisão de elevar a taxa básica Selic e de já antecipar outra alta de ritmo igual para maio, sinalização que surpreendeu os investidores.

Por que importa?

A ata pode esclarecer o caminho que o BC pretende traçar neste ciclo de aumento de juros e auxiliar investidores em decisões de longo prazo.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Qual é o impacto nos seus investimentos?

Se o documento sinalizar juros ainda mais altos por mais tempo, ativos de renda fixa se beneficiam. Do contrário, a renda variável pode se valorizar.

Fique por dentro:

Governo zera tarifa para importar etanol e 6 alimentos

O Ministério da Economia anunciou nesta segunda-feira (21) redução permanente de 10% nas tarifas de importação de bens de capital e de informática. Além disso, de forma conjuntural, a pasta reduziu a 0% até o fim do ano as alíquotas de importação sobre sete produtos: café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja. Também foi zerado o imposto de importação do etanol, que é misturado na gasolina e também vendido separadamente. A redução de 10% das tarifas de importação sobre bens de capital e bens de informática entra em vigor em 1º de abril, segundo o ministério. Já a redução a 0% das tarifas sobre alimentos e etanol entra em vigor na quarta-feira (23).

Rússia ameaça romper relações com os EUA após Biden chamar Putin de ‘criminoso de guerra’

A Rússia alertou que as relações diplomáticas com os Estados Unidos estão “à beira da ruptura” após o presidente americano, Joe Biden, ter chamado Vladimir Putin de “criminoso de guerra”. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou em comunicado que convocou o embaixador dos EUA em Moscou, John Sullivan, para fazer um protesto oficial sobre os comentários de Biden. Em nota, a diplomacia russa disse que as recentes declarações de Biden eram inaceitáveis. Na semana passada, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, já havia dito que a retórica do presidente americano era “imperdoável”.

Mais 3 empresas desistem de IPO; total este ano chega a 21

Mais três empresas aparecem na lista de desistências de processos de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). São elas BMRV Participações, JFL e Self It Academias.

Últimas em Economia

Em 2022, o número de empresas que desistiram de abrir o capital já chega a 21. Fora as três mencionadas acima também cancelaram ou postergaram planos de abrir capital: Cerradinho Bioenergia, CSN Cimentos, Datora, VIX Logística, Verzani & Sandrini, Monte Rodovias, Ammo Varejo, Bluefit Academias, Madero, Dori Alimentos, Environmental ESG, Vero Internet, ISH Tech, Coty, Claranet, Fulwood, Cencosud e Cantu Store.

Para acompanhar hoje:

8h: ata do Copom

11h: Fed de Richmond divulga o índice de atividade industrial dos EUA em março

(Com Valor Econômico)

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS