Haddad nega que esteja discutindo moeda única para o Mercosul

Interlocutores do novo governo chegaram a ventilar a proposta nos bastidores

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse nesta quinta-feira que não existe qualquer proposta para criação de uma moeda única entre os países do Mercosul, como chegaram a ventilar alguns interlocutores do governo. Haddad falou sobre o assunto após deixar a cerimônia de posse da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB).

“Não existe moeda única, não existe essa proposta”, afirmou, rapidamente, antes de deixar a cerimônia. Ele não concendeu entrevista coletiva à imprensa.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A proposta de uma moeda única para o Mercosul foi discutida nos bastidores da campanha presidencial. O Valor apurou que um dos entusiastas dessa proposta, na época, era o agora secretário-executivo na Fazenda, Gabriel Galípolo.

O tema voltou à tona nesta semana após um encontro entre Haddad e o embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli. Segundo o Scioli, o tema foi discutido, sim, em encontro em Brasília com o ministro da Fazenda.

Não é a primeira vez que uma gestão discute este tópico. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também já falou sobre essa questão em sua passagem anterior pela Presidência, e o ex-ministro Paulo Guedes é outro que já defendeu a proposta.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS