Dólar ganha força, mas encerra semana com queda acumulada de 0,27%

No início da semana, o movimento foi influenciado por declarações do presidente do Banco Central sobre a inflação; nos dias seguintes, o foco se deslocou para o exterior

Congresso americano vai discutir aumento do teto de gastos depois de o Tesouro anunciar possibilidade de default
Congresso americano vai discutir aumento do teto de gastos depois de o Tesouro anunciar possibilidade de default

Na semana encurtada pelo feriado de Páscoa, o dólar enfrentou sessões voláteis e termina a semana valendo RS 4,6968, com queda acumulada de 0,27%. No início da semana, o driver do movimento foi doméstico, com declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a inflação. Nos dias seguintes, o foco se deslocou para o exterior, com destaque para indicadores econômicos dos Estados Unidos, além da decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre política monetária.

A preocupação com o aumento de preço parece ser o denominador comum dos banqueiros centrais e tem influenciado o sobe e desce do dólar. Na segunda-feira (11), Campos Neto disse que que o BC está “analisando essas surpresas” que vieram na leitura da inflação medida pelo IPCA em março.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

A inflação continuou como foco do movimento do câmbio na terça-feira (12), quando a CPI, índice de mede os preços ao consumidor dos EUA, avançou 8,5% em março na comparação com igual mês de 2021, no maior patamar desde dezembro de 1981. O resultado superou o consenso de analistas consultados pelo “Wall Street Journal”, de taxa de 8,4%.

Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas referenciais de juros da zona do euro, mas com sinais de mudanças no próximo encontro, justamente para conter a inflação.

Analistas apontam para um fortalecimento do dólar em escala global por conta dos movimentos sinalizados pelo Federal Reserve (Fed, o BC americano), de ações mais “agressivas”, o que deve afastar investidores de mercados emergentes, desvalorizando moedas como o real.

Para a semana seguinte, permanecem no radar a guerra na Ucrânia e o avanço da covid-19 na China, que pode aumentar as preocupações sobre os caminhos da inflação global, tendo em vista o impacto econômico dos lockdowns.

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS