CPI: Inflação americana acelera para 0,4% em abril, em linha com o esperado

O indicador foi divulgado nesta quarta-feira (10)

Foto: Ged Lawson/Unsplash
Foto: Ged Lawson/Unsplash

O índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) avançou 0,4% em abril na comparação com o mês anterior, uma aceleração em relação ao resultado de março. A inflação atingiu 4,9% no acumulado de 12 meses, ainda bem acima do centro da meta de 2% do Federal Reserve (banco central dos EUA).

O núcleo da inflação, que desconsidera alimentos e energia, também subiu 0,4% no mês. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 5,5%. Os dados são do Bureau of Labor Statistics dos EUA e foram divulgados na manhã desta quarta-feira (10).

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em linha com as expectativas

A estimativa de economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” era de avanço de 0,4% na relação abril com março e 5% no acumulado de 12 meses.

O avanço 0,1 ponto percentual menor que o esperado nos últimos 12 meses pode dar esperança a investidores de pausa no aperto monetário promovido pelo banco central norte-americano.

Setores

Os gastos com moradia foram, mais uma vez, o item com maior peso na alta do CPI ao avançar 0,4% no mês e 8,1% no ano. Carros e caminhões usados também tiveram forte contribuição no índice, com avanço de 4,4% no mês após seis quedas seguidas.

Além disso, a alta no índice de energia (+0,6%) também contribuiu para o avanço do CPI. O índice apresentou queda acentuada de 3,5% no mês passado.

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS