Como André Esteves vê o processo de controle da inflação nos EUA

Presidente do conselho de administração do BTG Pactual considera que o mundo vive uma mudança importante de preços relativos

O chairman e sócio sênior do BTG Pactual, André Esteves. Foto: Claudio Belli/Valor
O chairman e sócio sênior do BTG Pactual, André Esteves. Foto: Claudio Belli/Valor

O presidente do conselho de administração e senior partner do BTG Pactual, André Esteves, disse nesta segunda-feira, no evento BTG Talks 2022, que, a despeito da credibilidade do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), é difícil imaginar que o cenário inflacionário vá se normalizar tão rapidamente no país.

Já Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, observou que a intensificação do ritmo de aperto monetário na última reunião do Fed e a alta sincronizada dos juros pelos bancos centrais conseguiram trazer uma grande reprecificação das expectativas inflacionárias recentemente. “Acho que até mais do que a gente imaginava.”

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

Esteves afirmou que, de forma geral, os bancos centrais partiram de maneira atrasada para combater a pressão inflacionária, mas que é preciso considerar que o Fed tem muita credibilidade. Ou seja, quando ele começa a fazer um discurso mais assertivo, é natural que as expectativas comecem a se coordenar. Ainda assim, em sua visão, parece haver um “um otimismo técnico precificado no mercado sobre expectativas inflacionárias”. “Imaginar que tudo vai se normalizar tão rápido assim, a despeito da credibilidade do Fed, acho uma estimativa um pouco mais otimista do que será a realidade.”

Em sua fala, Esteves afirmou que o ano “começou agitado e vai continuar”. Ele lembrou que o mundo vive uma mudança importante de preços relativos, na esteira de fatores como a expansão fiscal promovida na pandemia, o ciclo de alta dos juros, a guerra na Ucrânia e a transição energética. “Vivemos período de maior inflação dos últimos 40 anos.”

No Brasil, a inflação que já passou de 10% em 12 meses, deve fechar o ano um pouco abaixo disso, disse o executivo, citando que “algumas reduções tributárias devem ajudar a inflação a se reduzir um pouco até o final do ano”. “A inflação brasileira está no mesmo nível global; estamos vivendo fenômeno global.”

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS