Bancos e Bolsa de Valores terão horário especial no fim de ano

Boletos e contas de consumo, como água, energia, telefone, vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no primeiro dia útil após os recessos

Fachada de agência do Itaú Unibanco. Foto: Rafael Navarro/Divulgação
Fachada de agência do Itaú Unibanco. Foto: Rafael Navarro/Divulgação

Com a proximidade das festas de fim de ano, é preciso ficar atento aos horários de funcionamento de bancos e da bolsa de valores. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que, no dia 24 de dezembro, agências bancárias abrem para atendimento ao público em horário especial e de acordo com o fuso da região. Estados no horário de Brasília (DF) funcionarão das 9h às 11h; Estados com diferença de uma ou duas horas em relação a Brasília, das 8h às 10h.

A B3 não terá expediente nos dias 24 e 31 de dezembro. O último dia útil do ano para atendimento ao público nos bancos será 30 de dezembro, quinta-feira. Já no dia 31 de dezembro (sexta-feira), as instituições financeiras não abrem para atendimento.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A Febraban lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais. Dessa forma, os bancos não funcionarão nos dias de Natal (25/12) e Confraternização Universal (01/01). Nesses dias, a população poderá usar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Boletos e contas de consumo (como água, energia, telefone etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS