Casagrande: série vai além do relato de descida ao inferno do ídolo do Corinthians

Série relembra a jornada tortuosa do ex-jogador

Casagrande fala sobre seu histórico de dependência química com uma franqueza desconcertante, talvez até nunca vista entre celebridades da TV brasileira — Foto: Divulgação
Casagrande fala sobre seu histórico de dependência química com uma franqueza desconcertante, talvez até nunca vista entre celebridades da TV brasileira — Foto: Divulgação

“Fiz muito gol, muita coisa boa e muita m.”, narra Walter Casagrande Júnior num texto de abertura de “Casão, Num Jogo Sem Regras”, nova minissérie documental de quatro capítulos, já disponível na íntegra no Globoplay. A fala sintetiza o que todos sabem, mas não em tantos detalhes, a menos que tenhamos lido as três autobiografias publicadas pelo ex-jogador e comentarista – “Casagrande e seus demônios” (2013), “Sócrates e Casagrande: Uma história de amor” (2016) e “Travessia” (2020).

Ídolo do Corinthians, campeão da Champions League pelo Porto (1987), com passagens pelo futebol italiano e pela Seleção, o craque é igualmente notório pelas suas desventuras fora dos campos. Mais precisamente por seu histórico de dependência química, sobre o qual Casagrande fala com uma franqueza desconcertante, talvez até nunca vista entre celebridades da TV brasileira. A história que vendeu tantos livros é uma legítima descida ao inferno, num sentido quase literal do termo.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Pois, em seus piores dias, Casagrande alucinava com demônios se esgueirando por todos os cantos, de manhã, de tarde, de noite. Sofreu várias overdoses e certa vez capotou com o carro, envolvendo outros veículos no acidente, antes de dar entrada na UTI, em coma. Amigos e familiares descrevem um Casagrande muito diferente por essa época: arredio, esquálido, quase irreconhecível. O apresentador Serginho Groisman conta o seu choque no momento em que o colega arregaçou as mangas para revelar os braços cobertos de picadas de agulha. Uma internação compulsória deu início a seu lento e gradual processo de recuperação, que culminou com um desabafo emocionado, feito ao vivo durante a transmissão da Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

Embora o drama pessoal sirva de clímax, nem tudo é drogas e escuridão na minissérie. A trajetória de Casagrande está toda lá, em ordem cronológica: os anos de rock e rebeldia, o início no Corinthians e a subsequente consagração internacional, a duradoura relação com Sócrates e com a Campanha de Diretas Já, passando pelos amores e perdas pessoais. Há depoimentos de Galvão Bueno, Baby do Brasil, Rivellino, Wladimir, Marcelo Rubens Paiva, Juca Kfouri, Nasi (do Ira!), Paulo Miklos, Branco Mello (ambos dos Titãs) e do já citado Serginho Groisman. Sócrates, Marcelo Frommer, Rita Lee e outros aparecem em imagens de arquivo.

A montagem e direção de arte é um trunfo à parte. “Casão, Num Jogo Sem Regras” é costurado por animações, vinhetas psicodélicas, trechos de clássicos do cinema nacional, tais como “São Paulo, Sociedade Anônima” (1965) e “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), sem contar a pornochanchada dos anos 1980 “Onda Nova”, em que o ex-jogador atua e protagoniza uma cena de sexo. Janis Joplin e pérolas do rock nacional embalam a trilha sonora, como não podia deixar de ser.

Casão, Num Jogo Sem Regras – Minissérie

(Brasil, 2022) Dir.: Susanna Lira Onde ver: Globoplay / AA+

AAA Excepcional / AA+ Alta qualidade / BBB Acima da média / BB+ Moderado / CCC Baixa qualidade / C Alto risco

Por Luciano Buarque de Holanda — Para o Valor Econômico, de São Paulo
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS