Inflação nos EUA será o termômetro da semana; Magalu, XP e Nubank revelam números do 3T2023

Números positivos da economia americana podem ser gatilho para a bolsa de valores brasileira buscar novamente as máximas em 2023

Em quais ações investir agora? - Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Em quais ações investir agora? - Foto: Amanda Perobelli/Reuters

O consenso dos agentes financeiros indica que o Federal Reserve encerrou o ciclo de aperto monetário nos Estados Unidos. Contudo, o presidente do Fed, Jerome Powell, tem reiterado que não hesitará em subir os juros mais uma vez. O que então pode resolver esse dilema? Os indicadores, claro. E o calendário econômico dos próximos dias tem um dado de fundamental importância para as decisões do banco central americano.

O CPI de outubro, sigla em inglês da taxa de inflação oficial dos EUA, está previsto para ser divulgado na terça (14), às 10h30. Powell e todos os integrantes do Fed têm declarado que o atual patamar de juros, que está no intervalo de 5,25% a 5,50%, será mantido até o Fed vencer a batalha contra a inflação no país.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em linhas gerais: até o CPI convergir à meta de 2%. A taxa geral em 12 meses fechou setembro em 3,7%, enquanto o núcleo, que desconsidera itens voláteis como alimentos e energia, ficou em 4,1%.

Assim, os números tendem a ditar os rumos nos mercados globais (incluindo o Brasil). Se vierem piores que as expectativas, ainda que não consolidem a opinião de que os juros vão mesmo subir nos EUA, a leitura pode ser de que as taxas no país vão demorar mais para cair.

Ibovespa nas máximas?

Por outro lado, dados positivos, mostrando um processo de desinflação consistente, fortalecem a opinião de que o ciclo de aperto realmente acabou. Aliás, a qualidade dos números pode estimular o debate de quando o Fed pode começar o ciclo de afrouxamento monetário.

Trazendo o olhar para o ambiente doméstico, esse segundo cenário pode servir de gatilho para os ativos brasileiros. Sobretudo os de renda variável. Na semana passada, diante de um panorama já melhor, o Ibovespa, índice de referência do mercado de ações, retomou o patamar de 120 mil pontos.

“O desafio do Ibovespa agora é conseguir criar um ambiente propício para um possível rali, com o índice buscando a máxima do ano em 123 mil pontos”, aponta a equipe de análise técnica do Itaú BBA.

Para ter no radar

Ainda falando da bolsa de valores, o calendário econômico da semana também tem como destaque o fim da temporada de balanços do terceiro trimestre das empresas brasileiras. Magazine Luiza, JBS, CSN, Cosan, Azul, Natura, Bradespar e Itaúsa são algumas das companhias que reportam seus números trimestrais. XP e Nubank, listadas em Nova York, ampliam a agenda de divulgações.

Na cena política, o foco deve ser a reforma tributária, que foi aprovada com modificações no Senado e retorna para a Câmara. O feriado da Proclamação da República na quarta (15), no entanto, afeta a agenda de discussões no Congresso. Ou seja, a votação final da proposta certamente ficará para a semana seguinte.

Por fim, na agenda de indicadores econômicos, o desempenho do setor de serviços em setembro será conhecido na terça (14). No mesmo dia, estão previstos o PIB do terceiro trimestre da zona do euro e dados do varejo, indústria e emprego de outubro na China. O IBC-Br de setembro, considerado uma prévia do PIB, na quinta (16) fecha a nossa lista para prestar atenção.

Calendário econômico – 13 a 17 de novembro

Segunda (13)

08h25: Boletim Focus (Banco Central)
16h00: Taxa de inflação de outubro na Argentina
Balanços: XP (XPBR31), Bradespar (BRAP4), Allos (ALSO3), Ânima (ANIM3), Banrisul (BRSR6), BRF (BRFS3), Brisanet (BRIT3), Clearsale (CLSA3), Cosan (CSAN3), CSN (CSNA3), CSN Mineração (CMIN3), Desktop (DESK3), Eneva (ENEV3), Enjoei (ENJU3), Espaçolaser (ESPA3), Even (EVEN3), Natura (NTCO3), Grupo SBF (SBFG3), Hidrovias do Brasil (HBSA3), Itaúsa (ITSA4), JBS (JBSS3), Localiza (RENT3), Magazine Luiza (MGLU3), Mills (MILS3), Multilaser (MLAS3), Neogrid (NGRD3), Oncoclínicas (ONCO3), Positivo (POSI3), Raízen (RAIZ4), Sequoia (SEQL3), Track & Field (TFCO4), Tupy (TUPY3), Viveo (VVEO3), Viver (VIVR3) e Yduqs (YDUQ3)

Terça (14)

07h00: PIB do 3º trimestre na zona do euro
09h00: Desempenho do setor de serviços em setembro (IBGE)
10h30: CPI/Taxa de inflação de outubro nos EUA
23h00: Produção industrial, taxa de desemprego e dados do varejo de outubro na China
Balanços: Nubank (ROXO34), Azul (AZUL4), Mater Dei (MATD3), Ser (SEER3), Ambipar (AMBP3), Gafisa (GFSA3), JHSF (JHSF3), Kora Saúde (KRSA3), Lupatech (LUPA3), Orizon (ORVR3), Sinqia (SQIA3), Springs (SGPS3) e Wilson Sons (PORT3)

Quarta (15)

Feriado no Brasil – Proclamação da República
07h00: Produção industrial de outubro na zona do euro
10h30: Dados do varejo de outubro nos EUA

Quinta (16)

09h00: IBC-Br/Índice de atividade econômica de setembro (Banco Central)

Sexta (17)

08h00: IGP-10 de novembro (Ibre-FGV)

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS