IPCA-15: mamão e leite são os alimentos com maior alta de preço

O leite, aliás, já acumulou alta de mais de 50% no ano; saiba quais outros produtos também sofreram aumento

Como dar ir ao supermercado com uma criança, sem correr o risco de extrapolar na conta? - Ilustração: Marcelo Andreguetti
Como dar ir ao supermercado com uma criança, sem correr o risco de extrapolar na conta? - Ilustração: Marcelo Andreguetti

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), divulgado recentemente, apontou que o mamão foi o alimento que ficou mais caro no mês de julho, com um aumento de 22,48%. Logo atrás, vem o leite longa vida, que ficou 22,27% mais caro.

O leite, inclusive, é o produto que teve maior impacto individual no índice. Isso porque, o alimento já obteve uma alta de 57,42% no ano. E claro que os derivados do produto também tiveram aumento:

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

  • Requeijão: 4,74%;
  • Manteiga: 4,25%;
  • Queijo: 3,22%.

Falta de oferta

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Esalq/USP), a principal justificativa para esse aumento no preço do leite está na diminuição da oferta do alimento, que foi causada pelo fenômeno natural La Niña. Esse processo altera o regime de chuvas no Brasil, o que acabou impactando na alimentação dos animais. E isso aconteceu exatamente no período de entressafra do leite.

Confira, a seguir, quais produtos tiveram maior aumento no IPCA-15 de julho:

  1. Mamão: 22,48%
  2. Leite longa vida: 22,27%
  3. Pepino: 15,31%
  4. Leite e derivados: 11,43%
  5. Melancia: 10,71%
  6. Maracujá: 9,91%
  7. Banana d’água: 9,84%
  8. Pera: 8,21%
  9. Coentro: 8,20%
  10. Carvão Vegetal: 8,18%
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS