Herdeiros podem acessar valores a receber no site do BC – saiba como fazer

Herdeiros também poderão consultar valores de "dinheiro esquecido" em contas bancárias vinculadas ao CPF ou CNPJ de pessoas falecidas

Foto: Daniel Dan/Pexels
Foto: Daniel Dan/Pexels

Herdeiros também poderão consultar valores de “dinheiro esquecido” em contas bancárias vinculadas ao CPF ou CNPJ de pessoas falecidas. Para tanto, basta usar o site que o Banco Central (BC) disponibilizou para este objettvo, o Sistema de Valores a Receber (SVR).

Para efeitos legais, considera-se herdeiros filhos e filhas, viúvas e viúvos ou dependentes de titulares de contas. Estes também poderão resgatar valores esquecidos em bancos pelo trabalhador que faleceu, segundo informações do BC.

A renda fixa está em alta! Inscreva-se e receba a fórmula para chegar a R$ 1 milhão com investimentos de baixo risco.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

Como fazer a consulta

  • Basta entrar no site, informar o CPF ou CNPJ, da pessoa ou da empresa, da qual deseja consultar os valores e anotar a data informada pelo sistema
  • É necessário saber a data de nascimento ou de abertura da empresa
  • O BC não definiu o procedimento sobre como o saque será realizado
  • Pode ser que haja necessidadede de apresentação de inventário ou outro documento de confirmação de parentesco

Em nota, o BC informou que divulgará em breve os procedimentos para quem tem valores a receber “por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado)”.

A estimativa é que ao todo, 26 milhões de CPFs e 1,9 milhão de CNPJs têm R$ 8 bilhões a receber. O dinheiro começará a ser liberado em 7 de março, mas é preciso ficar atento à data e ao horário informado na consulta, que poderá ser das 4h às 14h ou das 14h às 24h.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Bancos


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS