Desde que foi lançado, em 2007, o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do governo de São Paulo (popularmente chamado de Nota Fiscal Paulista) já devolveu aos participantes R$ 18,4 bilhões.
BENEFÍCIOS
Há aplicativos que dão dinheiro pela nota fiscal, a premissa é simples: essas empresas oferecem aos clientes uma recompensa a cada envio de notas e cupons de compras feitas no dia a dia. Geralmente, o valor recebido é um cashback do total da compra.
Os valores são acumulados dentro do app, podendo ser resgatados pelo usuário ao atingir um determinado valor. Assim, é necessário estar ciente de que são concedidos informações e padrão de consumo para o aplicativo.
Hoje existem diversos aplicativos com programas que dão dinheiro pela Nota Fiscal. Alguns dos mais conhecidos são Méliuz, PicPay, Dinheiro na nota e Dinerama. Acesse a matéria completa para conferir as regras de cada um.
É importante ressaltar que as plataformas costumam exigir que se coloque o CPF na nota fiscal para validar as promoções. Ou seja, não é preciso escolher entre ganhar créditos com CPF na nota ou com o cashback do aplicativo.
Segundo especialistas, no geral as plataformas oferecem vantagens ao consumidor. Que sendo utilizadas de forma consciente, são bons benefícios. Atenção: ter cashback não é motivo para comprar além do que precisa.
O crescimento desse tipo de aplicativo acende um alerta. Surge a necessidade de adoção de medidas de segurança para proteger dados do usuário.
São compartilhadas informações sensíveis como nome, CPF e padrões de consumo. O risco de vazamento desses dados, é uma preocupação.
A recomendação é ler cuidadosamente os Termos de Uso e a Política de Privacidade e certifique-se de baixar o aplicativo oficial da loja de aplicativos, como Google Play ou Apple Store