APRENDA
Você sabia que existem robôs que investem por você? Eles analisam o mercado, selecionam ativos, operam na Bolsa e montam carteiras. Mas um robô investidor é confiável? Nina Silva vai te mostrar que sim!
Feito de tecnologias baseadas em algoritmos, ele consegue gerir o patrimônio dos investidores, recomendar ativos e o momento certo de vender ou comprar. Você configura sua conta, planeja metas, e os robôs investidores gerenciam o seu portfólio.
E investir em fundos que operam com robôs é bem fácil, sabia? Tem muitas opções abertas ao público, até para começar com R$ 1. O risco é alto como todo investimento, mas vale a pena conhecer.
A grande vantagem dos robôs é o volume de dados processados. Mesmo assim, não há fórmula mágica nos investimentos. Por isso, as gestoras que usam a inteligência das máquinas em seus fundos têm diferentes abordagens. Confira as modalidades no próximo story!
Para a compra e venda de ativos na Bolsa de Valores, os Traders são indicados por terem parte da operação focada em arbitragem estatística. São robôs focados em identificar distorções de preço em milésimos de segundo.
Analistas do fundo, eles trabalham lendo balanços, dando aos gestores as notícias mais relevantes do dia, identificando oportunidades imediatas e de longo prazo.
Muito cuidado com fraudes! Ainda mais ao lidar com corretoras que contam com a tecnologia de um robô investidor. Separamos algumas dicas para você se proteger!
Robôs de investimentos precisam ser autorizados pela CVM para operar e podem ser oferecidos por startups do mercado financeiro, bancos e corretoras.
Eles não fazem milagres! Expressões como “ganhos espetaculares”, “fique rico em poucos dias”, “rentabilidade garantida” ou similares podem indicar que você está diante de uma roubada.
Não delegue a responsabilidade sobre seus investimentos a outras pessoas ou tecnologias. Informe-se, prepare-se e tome decisões embasadas em dados confiáveis
Mantenha a sua carteira diversificada.