SAIBA
Com apenas 45 dias, mas com um governo conturbado, a primeira-ministra britânica renunciou ao cargo na quinta, 20 de outubro. O que aconteceu?
Uma das propostas que o ministro das Finanças de Liz apresentou envolvia 45 bilhões de libras em cortes de impostos e aumento nos empréstimos do governo.
Este anúncio das medidas fez com que a libras esterlina e os títulos do governo britânico entrassem em queda livre. Banco da Inglaterra até tentou conter o caos no mercado, dizendo que compraria o máximo de dívidas do governo para restaurar a ordem. Não deu muito certo...
Mesmo assim, Truss disse algumas vezes se sentir preparada para tomar decisões controversas e fazer a economia voltar a crescer. No entanto, voltou atrás algumas vezes também por encarar oposição de seu próprio partido.
O vai e volta levou à renúncia do ministro das Finanças e seu substituto refez o plano econômico por completo. Além disso...
Um novo aumento do imposto corporativo foi anunciado - revertendo o plano anterior de congelá-lo. Truss disse na época também que os gastos públicos teriam que crescer mais devagar do que o planejado.
Menos de uma semana depois, a ministra do Interior renuncia. Ela havia quebrado regras oficiais ao enviar um documento do e-mail pessoal. Um dia depois, 20 de outubro, Liz também renuncia o cargo de primeira-ministra.