SAIBA

Por que Li Truss renunciou? Siga os acontecimentos

Com apenas 45 dias, mas com um governo conturbado, a primeira-ministra britânica renunciou ao cargo na quinta, 20 de outubro. O que aconteceu?

O falecimento da Rainha Elizabeth II apenas 2 dias após a posse de Truss foi um imenso choque aos britânicos que seguiram 10 longos dias de luto.

Pra começar...

Uma forte Instabilidade econômica tomou conta do país logo após os primeiros anúncios de seus planos. Entre eles, corte de impostos e empréstimos bilionários para cobrir os buracos nas contas públicas britânicas.

Em resumo

Quanto?

Uma das propostas que o ministro das Finanças de Liz apresentou envolvia 45 bilhões de libras em cortes de impostos e aumento nos empréstimos do governo.

Este anúncio das medidas fez com que a libras esterlina e os títulos do governo britânico entrassem em queda livre. Banco da Inglaterra até tentou conter o caos no mercado, dizendo que compraria o máximo de dívidas do governo para restaurar a ordem. Não deu muito certo...

Queda livre

Faltou confiança

Mesmo assim, Truss disse algumas vezes se sentir preparada para tomar decisões controversas e fazer a economia voltar a crescer. No entanto, voltou atrás algumas vezes também por encarar oposição de seu próprio partido.

Caiu um

O vai e volta levou à renúncia do ministro das Finanças e seu substituto refez o plano econômico por completo. Além disso...

Um novo aumento do imposto corporativo foi anunciado - revertendo o plano anterior de congelá-lo. Truss disse na época também que os gastos públicos teriam que crescer mais devagar do que o planejado.

E fez o que?

Menos de uma semana depois, a ministra do Interior renuncia. Ela havia quebrado regras oficiais ao enviar um documento do e-mail pessoal.  Um dia depois, 20 de outubro, Liz também renuncia o cargo de primeira-ministra.

Caiu ✌ e 3

 

Continue acompanhando a IF para ficar por dentro do que vem por aí!  Quem vai substituir Liz Truss? Arraste e saiba!