Quem é Bernard Arnault? Saiba mais sobre o dono da LVMH e pessoa mais rica do mundo

QUEM É

Empresário acumula uma fortuna de R$ 1 trilhão, de acordo com a Forbes

Hoje com 75 anos e morando em Paris, Bernard Jean Étienne Arnault nasceu na cidade de Roubaix, no norte da França, em 5 de março de 1949. É filho de Jean Arnault, engenheiro e empresário, e Marie-Josèphe Savinel. Ele tinha uma irmã mais nova, Dominique, que morreu em 2006.

Quem é Bernard Arnault?

Bernard Arnault é formado em engenharia na École Polytechnique em Palaiseau. Concluiu o curso em 1971. Depois que se formou, Arnault foi trabalhar na Ferret-Savinel, empresa de engenharia criada pelo pai. Cinco anos mais tarde, convenceu o pai a mudar de ramo e a investir no setor imobiliário, focando em casas de férias. Em 1974, Bernard Arnault se tornou diretor de desenvolvimento do grupo. Três anos mais tarde, virou CEO e, dois anos depois, após a morte do pai, presidente.

Formação e trabalho

Bernard Arnault começou a trajetória no mundo dos negócios de luxo em 1984, quando comprou a primeira empresa de artigos do ramo: a Financière Agache. Logo em seguida, assumiu o controle da Boussac Saint-Frères, uma empresa têxtil em crise que tinha no seu catálogo a Dior e a rede de lojas de departamentos Le Bon Marché. Por meio de uma série de aquisições estratégicas, Arnault transformou seu inventário na gigante do luxo LVMH.

Mercado de luxo

Nos anos 1980, Arnault ganhou o apelido de “Exterminador do Futuro”, por conta de suas táticas empresariais agressivas. Durante a disputa pela Boussac, o bilionário demitiu cerca de 9 mil funcionários, liquidou ativos e manteve apenas a Dior do catálogo da empresa. Essas medidas contribuíram para sua reputação controversa.

Bernard Arnault, o Exterminador do Futuro

A sigla LVMH representa “Moët Hennessy Louis Vuitton”. O grupo foi formado pela fusão das empresas Moët et Chandon e Hennessy em 1987, e que posteriormente incorporou a Louis Vuitton. Como o nome ficaria muito extenso, optou-se por utilizar a sigla do grupo. Em 2021, a LVMH adquiriu a joalheria americana Tiffany & Co por US$ 15,8 bilhões, considerada a maior aquisição de marcas de luxo já feita, de acordo com a Forbes. A longa lista de marcas inclui também outros negócios no mercado de bens de luxo.

O que significa a sigla LVMH?