VIAGENS
Com a crescente demanda por viagens, saber como e com quantos dias de antecedência se deve comprar passagens para encontrar opções baratas se tornou habilidade valiosa.
Um dos primeiros pontos para se considerar é que os preços variam e há diversos fatores que podem explicar essa volatilidade.
Segundo especialistas, algumas das razões são a oscilação de preço internacional do combustível, a flutuação cambial, a oferta e a demanda para um determinado trecho. A configuração das malhas aéreas e a identificação dos períodos que são de alta ou baixa temporada também é crucial
Por isso, se você planeja fazer uma viagem econômica, acompanhe essas movimentações de preços utilizando sites especializados.
Além das dicas a seguir:
De acordo com a Abear (Associação Brasileiras das Empresas Aéreas), em voos domésticos, os melhores preços aparecem entre um e dois meses antes da viagem. Para voos internacionais, é recomendada antecedência de dois a quatro meses.
Costumam ser mais em conta as passagens para viajar na baixa temporada, em dias pouco concorridos (como terça ou quarta-feira e no meio de feriados) e em horários menos procurados (por exemplo, das 10h às 16h e entre 22h e 6h).
O KAYAK fez um levantamento e identificou qual o momento com maior probabilidade de obtenção de preços baixos. Com base nos dados, para destinos na Europa, por exemplo, o tempo de antecedência foi de 26 semanas, enquanto para a América do Norte foi de 10 semanas e América do Sul, 7 semanas.
Além dos custos operacionais, a composição de uma tarifa considera elementos como a taxa de ocupação do voo, a demanda por aquele trecho, a data da compra em relação à viagem, época do ano etc.
Nestas promoções, a Abear faz uma ponderação: vale conferir se as regras de reembolso e alterações, a quantidade de pontos em programas de milhagem e a franquia de bagagem atendem à sua necessidade.