Como reduzir  o custo fixo?

aprenda

Mara Luquet dá 3 dicas para você conseguir analisar seu orçameto 

O maior entrave para reduzir seu custo fixo é a ideia de que o impacto imediato será uma redução no seu padrão de vida. A  verdade é que, na sua rotina, os efeitos dos cortes nos custos fixo serão pequenos. Duvida?

Não importa o valor, se baixo ou alto, mas foque no retorno que ele proporciona. A resposta para essa pergunta, em cada um dos itens a seguir, vai te ajudar a ser mais pragmático em relação aos gastos!  Prepara o print:

Foco no retorno

Muitas vezes assinamos serviços que passamos um tempo sem usar. Mas o gasto mensal está lá, mesmo sendo pequeno, se não traz retorno ou se você mal usa, é dinheiro jogado fora.

1. Qual o retorno que este gasto proporciona?

A princípio, todo o gasto no seu orçamento é necessário. Mas, ocorre que muitas vezes algumas despesas que ,no passado foram necessárias, hoje já não fazem diferença na sua rotina a não ser pelo desembolso.

2. Quais são os gastos desnecessários?

Faça uma reflexão detalhada de como viverá sem esta despesa. Imagine como será sua rotina e sua qualidade de vida sem este produto e/ou serviço e veja se realmente há uma mudança de impacto.

3. Como ficará minha vida sem esta despesa?

Saiba mais sobre como rever alguns gastos fixos com dicas que da Mara Luquet!

Acompanhe a IF e saiba mais sobre finanças e investimentos.