APRENDA
Nesta sexta, 9, o Brasil enfrenta a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo da FIFA. Veja curiosidades do país neste jogo rápido sobre o próximo adversário da seleção brasileira.
A seleção croata já participou cinco vezes da Copa do Mundo, mas nunca levou a taça. Sua melhor colocação ocorreu em 2018 na última Copa, que aconteceu na Rússia.
Se você acompanhou a Copa em 2018 deve se lembrar dele. O capitão do time croata e o maior jogador da história do país se chama Luka Modric.
Em 2018, o craque venceu tanto o Bola de Ouro, que já foi a premiação oficial da Fifa, mas que desde 2016 é independente; quanto o FIFA Football Awards, na modalidade jogador de futebol masculino do ano.
A Croácia segue o fuso horário da Europa Central. Isto é, está agora quatro horas a frente do fuso horário de Brasília. Dessa forma, enquanto no Brasil será meio-dia o jogo, lá na Croácia será 16h.
O idioma oficial da Croácia é o croata, língua eslava meridional que utiliza o mesmo alfabeto do português, que é o alfabeto latino.
A moeda da Croácia é a Kuna croata. Uma Kuna croata equivale a 0,73 Real. Ou seja, R$ 1 equivale a 1,38 Kuna. Segundo a Reuters, o país vai substituir sua moeda pelo euro em 1 de janeiro de 2023.
Considerando o PIB per capita, a Croácia está entre os 100 países mais ricos do mundo, no 55º lugar. O Brasil está no 63º.