Veja quem tem direito e dicas sobre o que fazer com o dinheiro extra

APRENDA

Como usar o 13º com inteligência

Como você usa seu 13º salário? Algumas pessoas usam para viajar, fazer comprinhas de Natal, pagar dívidas ou repor o que foi retirado da poupança, enquanto outras não sabem o que fazer com ele. Afinal, como usar o 13° com inteligência?

O 13º salário é uma gratificação de final de ano com o valor equivalente ao de uma remuneração mensal do trabalhador. Garantido por lei pelo art. 7º da Constituição Federal de 1988, todo trabalhador com carteira assinada tem direito ao benefício. Quando foi criado, era chamado de Gratificação de Natal, mas o nome não pegou. E assim nasceu o 13°.

O que é o 13º salário?

O 13º é pago em duas parcelas. A legislação determina que a primeira parte deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro (esta quarta-feira). Já o segunda pagamento deve ser feito até 20 de dezembro.

Quando é pago o 13° salário de 2022?

Os aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias ao longo do ano. Já quem está em licença-maternidade ou está afastado por doença ou acidente também tem direito a receber o benefício.

Quem tem direito ao 13º salário?

No caso de demissão sem justa causa, o valor é calculado proporcionalmente ao período trabalhado e deve ser pago com a rescisão. Agora, atenção: quem foi demitido com justa causa não tem direito ao 13º salário.

Basta dividir o salário de dezembro por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados em 2022. Quem tem vínculo com a empresa desde o início do ano, recebe um salário integral como 13º!

Qual é o valor do 13º?

A educadora financeira da Acordo Certo, Bruna Allemann, sugere que você divida o 13º em três, pague as dívidas, guarde para investimentos e se beneficie do dinheiro extra! Separamos algumas dicas de como usar esse dinheiro com inteligência, confira!

O que fazer com o dinheiro extra?

Se tem contas para pagar, priorize-as

Atrasar o boleto nunca é um bom sinal, ainda mais no começo do ano. Liste todas as suas despesas extras e dívidas, e programe-se para pagá-las.

Comprar presente é bom, mas vale questionar a si mesmo se eles são realmente necessários. Eu quero? Eu preciso? Consigo pagar? Faça essas perguntas e terá uma base do que deve ou não comprar.

Evite gastos desnecessários

Pesquise formas de investir com maior rentabilidade, como Tesouro Direto , CDBs  ou fundos de investimento. A poupança não é o único caminho, e hoje existem possibilidades mais seguras!

Invista o 13º salário!

Você também pode usar o 13º salário para realizar os seus desejos. Ou seja, com parte do montante, você pode trocar de celular, comprar uma televisão nova ou viajar. Isso é possível, com o cuidado de não se afogar nas parcelas e nem ultrapassar o limite do seu bolso.

Fez tudo isso e ainda sobrou? Um mimo não faz mal

Continue acompanhando a IF e saiba como usar seu dinheiro com inteligência.