Qual a relação da China com a economia brasileira?

SIGA

Eventos no gigante asiático podem ter efeitos por aqui

Em dezembro, manifestações tomaram as ruas de dezenas de cidades na China contra as restrições pela Covid. Em resposta, as bolsas mundiais recuaram com investidores acompanhando a movimentação social. O petróleo, por exemplo, registrou forte queda. Mas, o que isso tem a ver com a economia brasileira?

Vitor Natal, estrategista de ações do Research para pessoa fisica do itau BBA, conta que a China consegue impactar a economia brasileira pelo Brasil ser  grande produtor de commodities, e a China grande comprador. 

Assim, quando a China para de crescer ou cresce menos, a tendência é que o Brasil exporte menos para a potência asiática, e a performance brasileira no comércio cai. Essa queda do consumo chinês impacta tanto as vendas brasileiras pelas commodities serem tão importantes para o mercado brasileiro.  

Quer um exemplo? Todas as vezes que vemos um grande período de pujança da economia brasileira, normalmente acontece por um "boom" de commodities, que são grãos, minérios e petróleo.

"A política de tolerância zero com a Covid da China já é algo antigo, mas com todas as movimentações sociais, o Governo chinês já começou a se mexer e já temos notícias de uma potencial desaceleração do lockdown, e provavelmente de como o governo chinês vai tratar a pandemia nesse último estágio", conta Victor.

E as manifestações?

No Twitter, Maurício A Weiss, comentou sobre como  os movimentos da Bolsa, no longo prazo, espelham o comportamento da economia “real”, mas no curto são especulativos.

Enquanto isso, no Twitter...

Victor concorda com o tweet do professor de economia da UFRGS, e diz que quando o analista vai olhar pra uma ação, precisa entender como a empresa performa e pensar a longo prazo para conseguir  entendê-la. Já no curto prazo, ele acredita que tem muita volatilidade, o que atrapalha o raciocínio de Maurício.

Quer saber mais sobre as movimentações da bolsa? E comos se proteger? Confira o vídeo completo do Manhã Inteligente.