Mês da mulher

Brasileiras investem:

a participação delas no mercado financeiro

Relembramos a trajetória de algumas importantes personalidades para o mercado financeiro nacional, além de dados sobre a participação delas quando o assunto são os investimentos

Arrow

Eufrásia Leite foi a primeira mulher brasileira a investir em uma Bolsa de Valores.

Primeira brasileira a investir

Primeira brasileira a investir

Eufrásia Teixeira Leite nasceu em 1850 na cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro. Sua família era ligada à produção de café do sudeste do país.

Quem era Eufrásia?

Quem era Eufrásia?

Depois da morte prematura dos pais, Eufrásia mudou com a irmã para Paris. Na época tinha 23 anos. Foi na Europa que começou a investir, em uma sociedade que oprimia mulheres que falavam sobre finanças. Ela investiu por 55 anos em 17 países e 9 moedas.

Rumo à Europa

Rumo à Europa

Muitos anos se passaram, e mulheres começaram a ocupar posições importantes ligadas à instituições do mercado de finanças e investimentos.

Pioneiras

Pioneiras

Em 2007, Maria Helena Santana assumiu a presidência da Comissão de Valores Mobiliários, onde ficou até 2012.

A primeira na CVM

A primeira na CVM

Em 2019, Ana Carla Abrão Costa e Claudia Farkouh Prado foram as primeiras mulheres a entrar para o Conselho de Administração da Bolsa de Valores brasileira, a B3.

As primeiras na B3

As primeiras na B3

Em abril de 2021, o número de mulheres que investem na B3 bateu a marca de 1 milhão. Em 2016, cinco anos antes, eram apenas 130 mil CPFs femininos cadastrados.

Quantas mulheres investem na bolsa de valores?

Quantas mulheres investem na bolsa de valores?

Hoje elas são cerca de 1,17 milhão de investidoras na B3. Mesmo com o expressivo crescimento nos últimos anos, elas ainda são minoria: para cada mulher, são quatro homens que investem na bolsa.

Um quinto

Um quinto

E no tesouro direto?

E no tesouro direto?

Apenas 29% dos investidores são mulheres

A presença de investidoras no mercado financeiro é um poderoso instrumento na redução da desigualdade de gênero, em uma sociedade onde a diferença de renda entre homens e mulheres ainda existe.

Por que isso importa?

Por que isso importa?

Faça uma visita em nossa seção com conteúdos sobre investimentos

Conheça também

Conheça também