Em entrevista para o podcast PodInvestir, da Inteligência Financeira, Leonardo Linhares, gestor de renda variável da casa, falou sobre a estratégia da gestora, que comprou ações da Vale em meio a queda de 20% ao ano; confira
PODINVESTIR
Em um momento em que as empresas de mineração sofrem com a desconfiança do investidor, em função do desaquecimento da economia da China, a SPX Capital montou uma posição com ações da Vale (VALE3). O papel é o ativo de maior peso na bolsa de valores e, neste ano, acumula uma desvalorização superior a 20%.
Segundo Leonardo Linhares, o investimento aconteceu há poucas semanas. Essa foi a primeira rodada de aportes da SPX na mineradora. A Vale (VALE3) estava fora do portfólio de uma das maiores gestoras independentes do país desde o ano passado.
O gestor de ações da SPX contou que o preço do minério de ferro tem surpreendido, apesar da falta de otimismo do mercado em relação à China, principal mercado comprador da commodity. “É um papel que a gente não investiu em nenhum momento do ano e hoje faz parte de nosso portfólio”, disse. “(A gente) Colocou um pouco em nosso portfólio porque, independente da nossa opinião, o mercado de ferro tem surpreendido, a força do minério e o preço. Eu não acho que isso está na estimativa das pessoas”, afirmou.
Outra companhia de grande porte que recentemente também passou a integrar o escopo de investimentos dos fundos de ações da SPX é a Petrobras (PETR3;PETR4). A casa vinha aportando no setor de óleo e gás, mas principalmente por meio de posições internacionais, por até então considerar o risco da estatal brasileira muito alto. Mas isso mudou. “A verdade é que surpreendeu a todos. Raramente você teve nos últimos anos um aumento de preço daquele tamanho para recompor os preços (dos combustíveis) da forma que teve”, acredita o gestor.
O PodInvestir é um podcast original da Inteligência Financeira. A apresentação é do jornalista de finanças e economia Renato Jakitas. Todos os meses, conversamos com os principais gestores de fundos de investimento do Brasil, de forma descontraída, sobre os temas que movimentam o mercado financeiro e que mexem com o bolso do investidor.