Essa é a aposta de Rodrigo Azevedo, da Ibiuna, que acredita também que o BC pode acelerar cortes ainda neste ano.

Selic vai cair 0,50 ponto, mas BC pode acelerar cortes 

PODINVESTIR

A próxima reunião do Copom acontece nos dias 19 e 20 de setembro e a expectativa do mercado é que o corte seja, novamente, de 0,50 ponto.

Reunião do Copom

Rodrigo Azevedo, que falou com exclusividade à primeira edição do PodInvestir, podcast original da Inteligência Financeira, projetou que o ciclo de corte da Selic deve se estender até o meio do ano que vem, com uma taxa de juros terminal entre 8% e 9%. “A gente acha que, sim, está contratada uma desaceleração da economia três meses a frente. No entanto, temos que reconhecer que a gente também tem sido surpreendido com a atividade econômica”, afirmou Rodrigo Azevedo.

Expectativa de corte

No início da entrevista, o gestor da Ibiúna relembrou seus tempos na diretoria do Banco Central. De acordo com Rodrigo Azevedo, os executivos do BC têm, de fato, acesso a um volume exclusivo de dados sobre a economia. Mas, em geral, as projeções não costumam divergir das casas especializadas. “A diferença grande que existe, eu acho que é aí que talvez ter tido uma experiência no Banco Central ajuda a pensar sobre o cenário, é que cada diretor, de posse do mesmo conjunto de informações, pode interpretar e tomar uma decisão diferente”, afirmou.

BC tem dados exclusivos sobre a economia

PodInvestir é um podcast original da Inteligência Financeira. A apresentação é do jornalista de finanças e economia Renato Jakitas. Todos os meses, conversamos com os principais gestores de fundos de investimento do Brasil, de forma descontraída, sobre os temas que movimentam o mercado financeiro e que mexem com o bolso do investidor.

Sobre o PodInvestir