INVESTIMENTO
Segundo os especialistas, as áreas que dependem de financiamento podem ser beneficiadas com a queda da Selic no curto prazo; confira
As últimas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) foram marcadas por cortes na taxa de juros. Por isso, pedimos ajuda de Alex Nery, professor da FIA Business School, que trouxe quatro áreas que devem se beneficiar com essa constante redução de juros.
Confira a seguir quais áreas poderão sofrer impactos positivos com os cortes de juros.
O setor imobiliário é uma boa opção, já que é uma área muito sensível às mudanças nas taxas de juros, especialmente no curto prazo. “Isso porque, as taxas reduzidas tornam os financiamentos imobiliários mais acessíveis. O que, então, pode impulsionar a demanda por compra de imóveis e financiamentos para construção”, explica o professor.
As empresas do ramo da construção civil também podem se beneficiar com a redução dos custos de financiamento para novos projetos e com a diminuição das taxas dos empréstimos para aquisição de materiais de construção.
“Setores que atuam na comercialização de produtos de consumo durável, como eletrodomésticos e eletrônicos, podem observar um aumento nas suas vendas. Na medida em que os consumidores tenham melhores condições para financiarem suas compras diante de taxas de juros reduzidas”, afirma Nery.
Serviços educacionais, como cursos e treinamentos, podem ser financiados, de maneira que diante de taxas de juros menores, pode ocorrer um aumento na demanda por essas atividades.