O mundo está de olho na Ucrânia, atacada pela Rússia após negociações fracassadas entre o país presidido por Vladimir Putin e várias potências ocidentais.
Que impactos o conflito pode ter na economia mundial?
Pela manhã, o índice Ibovespa recuava 2,35%, aos 109.373 pontos. Tombos: futuro do S&P 500 com 2,45% e o Stoxx 600 com 3,66%. Os recibos de ações (ADRs) da Vale pioravam 3,01% e os da Petrobras registravam ganhos de 2,61%.
Essa elevação da percepção de risco que fortalece o dólar global, e que pressiona negativamente os países emergentes, deve frear o bom humor de quem investe com as divisas latino-americanas.Isto deve pressionar o Ibovespa para baixo.
“A reação parece bastante alinhada com o que seria de esperar da noção de aumento da aversão ao risco em relação aos ativos europeus, bem como o efeito negativo de um novo aumento nos preços da energia. Próximo passo será ver a reação dos políticos em termos de sanções", afirmam analistas do Danske Bank.
Embora o mundo todo esteja ansioso por conta do conflito e os impactos imediatos na economia mundial, quem faz investimento precisa ter resiliência e calma.Não é hora de decisões precipitadas, nem de fazer movimentos bruscos.