Existe uma grande diversidade de FIIs no Brasil. Podemos classificá-los em cinco grandes grupos; confira

Tipos de Fundos Imobiliários no mercado

INVESTIMENTO

Este perfil de FII investe em imóveis físicos e o rendimento provém de aluguéis. Nesse segmento temos algumas subdivisões: fundos imobiliários de lajes corporativas, galpões logísticos, shoppings centers, hotéis, agências bancárias, dentre outros.

1. Fundo de tijolo

Já este grupo investe em títulos ou valores mobiliários ligados ao mercado imobiliário, como Letras de Crédito Imobiliário (LCI’s).  E entre os mais comuns, podemos citar os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI’s), por exemplo. Nesse tipo de fundo, o rendimento vem do pagamento de juros dos papéis investidos.

2. Fundo de papel ou recebíveis imobiliários

Este tipo investe em cotas de outros fundos imobiliários, selecionados por gestores especializados. Ao adquirir cotas desse fundo, você consegue uma grande diversificação da sua carteira. Pode ser também uma boa opção para quem está começando.

3. Fundos de Fundos (FOF’s)

Investem em diferentes ativos do segmento imobiliário, como as LCIs, CRIs, cotas de outros fundos imobiliários e imóveis reais. Os fundos híbridos não têm o compromisso de concentrar em um segmento, ele pode compor sua carteira com outros tipos de FIIs.

4. Fundos Híbridos

Neste fundo, a ideia é investir em projetos de desenvolvimento imobiliário, seja para venda ou renda.

5. Fundos de Desenvolvimento