Qual investimento rende 2% ao mês? 

Veja se é possível e o que dizem os especialistas sobre como conseguir um lucro alto para os padrões atuais

Antes de mais nada, é importante associar o retorno do investimento ao prêmio de risco. Enquanto o investimento em renda fixa, por exemplo, dá retorno de cerca de 1% ao mês, ações podem render 2% ou mais. Mas nenhum papel ou fundo listado promete que esse rendimento de 2% será constante. 

É possível?

O retorno de todo produto de renda fixa  têm uma régua comum: a taxa básica de juros, a Selic. Fixada a 13,75% ao ano, os juros definem rendimentos para o mercado de títulos do Tesouro Direto, letras e recebíveis de crédito e dívidas de empresas.

Qual investimento  rende 2%?

O maratonista que todo investidor inveja é o CDI. Atrelado aos juros, o corredor rende 13,65% ao ano e é o competidor a ser batido. Para quem procura qual investimento rende 2% ao mês, o retorno seria de aproximadamente 27% ao ano – o dobro do CDI.

Essa missão é quase impossível na renda fixa, explica Lucas Queiroz, head de estratégia em renda fixa do Itaú BBA. Investimentos que rendem 2% mensalmente estão muito acima da média de rentabilidade brasileira. E, para um mercado emergente e volátil, isso não é pouca coisa.

ENTENDA

Contudo, ajudar o que precifica títulos de renda fixa pode nortear o investidor. Por exemplo: entre março e o final de maio, Lucas Queiroz explica que o Tesouro Direto prefixado teve rentabilidade próxima a 15%. Por mês, isso representa lucro bruto de 4,6%.

Ao ser perguntado se há algum investimento que rende 2% ao mês, Queiroz diz: “A resposta é: não. Não existe um investimento de 2% sustentável no mercado”. Isso porque, mesmo no longo prazo, com o mercado estipulando os juros a 10% em entre 2025 e 2026, é difícil encontrar títulos de renda fixa que paguem duas a três vezes a Selic.

CONCLUSÃO

O que Queiroz aponta é que o rendimento de 2% pode ocorrer com o que chama de “operações táticas”. Assim, uma delas foi a venda do Tesouro prefixado entre março e maio deste ano. “O investidor precisa saber que, se alguém ofereceu isso, provavelmente o ativo está ligado a um risco muito acima da média”, diz.