O bilionário Luiz Barsi Filho e sua equipe estão com inscrições abertas para um MBA, que é, segundo Louise Barsi, “o primeiro MBA focado em value investing”. Louise é filha e sócia do Ações Garantem o Futuro (AGF), escola online que está organizando o curso. Para promover o MBA, foram apresentadas gratuitamente quatro aulas para quem se inscrevesse previamente. A Inteligência Financeira assistiu a uma delas e traz a seguir alguns dos pilares do chamado método Barsi.
Barsi dá preferência para a renda variável, entre outros motivos, porque, com a renda fixa, a qual ele chamada de “perda fixa”, sempre haveria redução de poder aquisitivo. Para o megainvestidor, investir em ações tem “potencial de valorização explosivo” com “ausência de dores de cabeça administrativas”. O segredo, de acordo com Barsi, é escolher bem as ações.
Para entender se a empresa distribui mesmo bons dividendos, alguns fatores precisam ser levados em conta. Como: 1- O investidor deve observar se a empresa tem lucro líquido elevado regularmente; 2- Confirmar se o capital da empresa está dividido em muitas ações. Neste caso, quanto menor, melhor. 3- Observar se o estatuto da empresa prevê qual percentual do lucro vai ser distribuído na forma de dividendos. Aqui, mais uma vez, quanto maior, melhor.
Outro ponto a se observar é se a empresa não tem um plano muito pesado de investimentos ou não tem elevadas despesas com juros, por exemplo, de forma a depois ficar sem caixa para poder distribuir esses dividendos. E, por fim, se o acionista controlador precisa receber dinheiro da empresa com regularidade. Em caso positivo, o pequeno acionista também vai acabar se beneficiando. Em resumo, você precisa ficar atento ao dividend yield da empresa (relação entre os dividendos pagos por uma companhia e os valores da ação). Barsi costuma se interessar por empresas que tenham um dividend yeld de, no mínimo, 6%. Ao receber esses dividendos , a “mágica” estaria em reinvestir o valor recebido em mais ações.
Se estiver lucrando, Barsi compra ações para nunca mais vender. É preciso esperar os investimentos produzirem seus resultados, de acordo com o bilionário. Nesse ponto, a ideia é comprar ações de empresas que estarão “vivas” em um futuro bem distante e ficar longe de setores que não obtiveram sucesso no passado.
De acordo com Barsi, o dividend yield, ou retorno em dividendos, é um índice importante. O risco seria menor quando o investidor compra uma ação com retorno em dividendos elevado. Para conseguir bons preços, uma dica do bilionário é comprar ações de empresas que pagam bons dividendos durante as crises financeiras.
De acordo com o método Barsi, a prioridade é estabelecer que você quer ter 100 mil ações que pagam bons dividendos e correr atrás desse objetivo. Para isso, não é preciso abrir mão de gastos importantes. O dinheiro que sobra, entretanto, deve ser direcionado para comprar ações da bolsa em vez de gastar com supérfluos ou com coisas que você nem deseja tanto. Paciência é outro fator fundamental para não se perder o sono com as crises. Por fim, ter disciplina seria fundamental, de acordo com o método Barsi. Isso porque o mercado estará testando suas convicções o tempo inteiro.