Quais os riscos? Conversamos com especialistas para te contar mais sobre esse tipo de investimento; confira
FUNDOS IMOBILIÁRIOS
Como qualquer tipo de investimento, os FIIs possuem alguns riscos, mas isso não significa que eles sejam uma alternativa ruim de investimento. Para te orientar, tiramos algumas dúvidas com dois feras no assunto: Ariane Benedito, economista especialista em mercado de capitais, e Gabriel Meira, especialista e sócio da Valor Investimentos.
Os FIIs são basicamente imóveis dentro de um determinado fundo. “O risco é principalmente a desvalorização do imóvel. Diferentemente de um apartamento que você sabe mais ou menos quanto está valendo, o fundo tem alguém que indica seu preço todo dia, o dia todo”, diz Gabriel
A resposta de Ariane é sim. E a de Gabriel? É sim também. Portanto, não tenha dúvida: você pode perder dinheiro com os FIIs. Se você precisar resgatar, ou seja, vender suas cotas num momento de baixa de mercado, pode acontecer de ganhar menos do que você pagou.
Os dois especialistas também dizem que sim: é seguro aplicar em fundos imobiliários. Principalmente se você estiver comparando FIIs com outros ativos de renda variável, com as ações.
“Em geral, recomendamos um percentual de exposição de até 20% ou 30% da carteira do cliente em renda variável”, diz ele. E, dentro dessa fatia, ele acredita que seja conveniente destinar de 5% a 10% dos investimentos a fundos imobiliários.
Webstory continua no próximo slide
1
2
3
4