Entenda o movimento que controla a inflação do bitcoin e como ele pode mexer com os seus investimentos em cripto.
Também chamado de halvening, ele nada mais é que uma redução da produção de novas moedas bitcoin .
“O halving é um evento programado e um mecanismo criado por Satoshi para controlar o limite de unidades da moeda disponíveis no mundo”, explica Rony Szuster, analista cripto do time de research do Mercado Bitcoin.
Satoshi Nakamoto é o pseudônimo da pessoa – ou grupo – que criou o bitcoin. A criptomoeda foi projetada com base em uma oferta finita e o limite de bitcoins que podem ser criados, definido pelo próprio Nakamoto, é de 21 milhões.
O halving acontece aproximadamente a cada quatro anos ou a cada 210 mil blocos de transações. A redução é uma maneira de controlar a inflação da moeda, mantendo a oferta de bitcoins controlada.
O mercado já passou por três halvings de bitcoin. O próximo está previsto para acontecer em 2024. Em todos os halvings passados a moeda valorizou.
Talvez não. "O interessante de observar nesses ciclos é que a cada halving a moeda vai se valorizando cada vez menos. Com o passar do tempo o mercado tem mais bitcoins em circulação e menor é o impacto dessa redução na oferta e no preço dele” explica Rony.
Por outro lado, segundo Rony, existe algo importante no mercado chamado poder da narrativa. “Isso acontece muito com as meme coins. Quando um ativo está em ênfase, as pessoas começam a comprá-lo na esperança de valorizar. Com esse movimento, a moeda acaba realmente valorizando."
O movimento pode ser positivo para quem tem bitcoins (ou frações da moeda) na carteira. “Quem pretende ainda manter o investimento por muito tempo pode aproveitar outros ciclos e halvings no futuro”, ressalta Rony.
Por outro lado, é importante ter em mente que nada é certo. Afinal, mesmo sendo um evento programado, o mercado de cripto é volátil e imprevisível.