Tesouro Direto ou CDB: Descubra o melhor para seu perfil

RENDA FIXA

Tesouro Direto ou CDB? Descubra qual desses investimentos de renda fixa se encaixa melhor no seu perfil e situação financeira com dicas da analista Maria Luisa Nepomuceno.

Qual é o melhor investimento?

O Tesouro Direto é mais indicado para investidores conservadores. Com risco baixo, é ideal para quem busca segurança, já que o risco é o do Governo Federal cancelar o pagamento.

Tesouro Direto para conservadores

Para quem está começando a investir, o Tesouro Direto é uma boa escolha, especialmente para criar uma reserva de emergência, devido à sua liquidez diária.

Ideal para iniciantes

O CDB é recomendado para investidores dispostos a correr o risco do banco e que buscam maior rentabilidade. Possui garantia do FGC até R$ 250 mil por CPF/CNPJ.

CDB para investidores mais arrojados

O CDB pode não ser ideal como reserva de emergência, pois a maioria não possui liquidez diária. O dinheiro só fica disponível no vencimento do título.

Reserva de emergência: cuidados

CDBs de longo prazo costumam render mais que o Tesouro Direto. Títulos podem remunerar até 130% do CDI, enquanto o Tesouro Selic acompanha a taxa Selic.

Rentabilidade: Tesouro Direto vs CDB

A queda de juros programada impactará Tesouro Direto e CDBs, pois ambos acompanham a Selic. Com a Selic menor, a rentabilidade também cai, mas ainda será positiva.

Impacto da queda de juros