A caderneta de poupança teve em 2023 a segunda maior retirada de recursos da história.

A poupança virou mesmo um investimento impopular?

INVESTIMENTOS

Especialistas ouvidos pela Inteligência Financeira apontam que o investidor da poupança vem migrando, principalmente para outras aplicações de renda fixa.

Fuga da caderneta

Quando a Selic está acima de 8,50% ao ano, a caderneta tem uma rentabilidade fixa equivalente a 0,50% mais a taxa referencial (TR) por mês.

Remuneração

Adriana Siebert, do banco Daycoval, avalia que o fenômeno de bancarização dos brasileiros contribuiu para que o mercado desenvolvesse produtos mais atrativos que a poupança em termos de rendimento.

Retorno maior

"Olhando racionalmente os números, parece que a maior parte do dinheiro da poupança foi para o CDB", diz Adriana Siebert, do banco Daycoval.

Para onde?

A geração Z também pode estar por trás de fuga da poupança. Dados da Anbima mostram que, em 2022, apenas 16% dos investidores brasileiros entre 16 a 25 anos colocovam dinheiro na caderneta.

Perfis

Lucas Queiroz, do Itaú BBA, afirma que "seria precipitado" cravar que a poupança está cada vez mais impopular como investimento. "Neste caso, me parece que é por causa da baixa rentabilidade."

Veio pra ficar?

O especialista do Itaú BBA diz que é preciso observar como vai ficar o movimento de saque à medida em que a Selic vai caindo. "A poupança já teve anos consecutivos de saques e já voltou a ser positiva."

Perspectivas

Investidor foge da poupança: para onde está indo o dinheiro da caderneta?