CDB ou fundo de investimento em renda fixa: qual é a melhor opção?

RENDA FIXA

Descubra as diferenças entre CDB e fundo de investimento em renda fixa e saiba qual é a melhor opção para o seu perfil de investidor.

O CDB é um título emitido pelos bancos para captação de recursos. A rentabilidade pode variar entre 100% e 110% do CDI.

O que é CDB?

Os fundos de renda fixa buscam retornos a partir de aplicações em papéis de renda fixa. A rentabilidade costuma ficar entre 95% e 98% do CDI.

O que é fundo de investimento em renda fixa

O CDB não possui come-cotas e taxa de administração, enquanto os fundos de renda fixa possuem ambos.

Diferenças entre eles

Se o foco é evitar riscos ou diversificar dentro da renda fixa, o fundo pode ser mais vantajoso. “Em um CDB, o investidor corre o risco do emissor. Ou seja, se o banco que emitiu o ativo não conseguir devolver o dinheiro, o investidor precisará recorrer ao FGC  (Fundo Garantidor de Créditos )”, explica Felipe.

O que é melhor: CDB ou fundo de investimento?

Por outro lado, os fundos de investimento em renda fixa aplicam em diversos ativos. Portanto, em caso de inadimplência, pode haver uma queda na rentabilidade, mas o investidor não perde todo o valor investido.

O que é melhor: CDB ou fundo de investimento?

Se a estratégia é focada em uma rentabilidade maior, o CDB pode ser mais atrativo. Isso porque, muitas vezes, as taxas cobradas pelos fundos podem ser elevadas. “Se considerarmos os fundos de renda fixa referenciados no DI, eles serão bastante conservadores. Por isso, é fundamental verificar a taxa de administração. O ideal são fundos isentos de taxas”, destaca Leticia.

O que é melhor: CDB ou fundo de investimento?

A especialista fala também sobre a importância de verificar se o prazo do investimento está alinhado aos objetivos da aplicação. “Ambos os produtos podem ser utilizados para a reserva de emergência, desde que sejam pós-fixados e tenham liquidez  diária”, explica Leticia.

O que é melhor: CDB ou fundo de investimento?