Quem é Gilberto Tomazoni e como ele chegou ao comando da JBS (JBSS3)?

QUEM É?

Líder da maior produtora de proteínas do mundo, ele comanda 270 mil colaboradores e negocia com 330 mil clientes em 190 países

Gilberto Tomazoni já atuou em empresas como Sadia e Bunge Alimentos até chegar ao atual posto de CEO Global da JBS (JBSS3), empresa que é uma das maiores produtoras de proteína animal do mundo. Aos 66 anos, o executivo que possui vasta experiência e conhecimento dentro da indústria de alimentos.

Quem é Gilberto Tomazoni?

Nascido na cidade de Ipumirim, no interior de Santa Catarina, decidiu ir para a capital estudar Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Depois de formado, em 1982, Tomazoni voltou para sua cidade natal. Por lá, foi aprovado como trainee da Sadia. Na empresa, ficou por 27 anos, chegando ao posto de diretor-presidente, em 2003.

Início da carreira

Depois da Sadia, Gilberto Tomazoni assumiu por três anos a vice-presidência da Bunge Alimentos. Na companhia, ele atuou nos negócios de alimentos e ingredientes, respondendo também como diretor-executivo para América do Sul e Central.

Mais empresas de alimentos

Foi em 2013 que o empresário passou a fazer parte do quadro de colaboradores da JBS (JBSS3) como presidente global do negócio de aves. Na época, ele liderou a formação da Seara Alimentos. Dois anos depois, em 2015, assumiu a presidência global de operações e em 2017 se tornou COO Global da JBS (JBSS3). Pouco tempo depois, em dezembro de 2018, foi nomeado CEO Global, que é o seu atual posto.

Chegada na JBS

De lá para cá, o CEO da JBS (JBSS3) tem focado seus esforços para adequar a companhia dentro das premissas de ESG, que são os pilares Ambientais, Sociais e de Governança. Em comunicado para a Inteligência Financeira, a empresa informa que a JBS (JBSS3) já utiliza há quase 15 anos um sistema de monitoramento geoespacial para garantir o cumprimento de seus critérios socioambientais.

Revolução ambiental

Para apoiar os produtores de gado bovino na regularização ambiental e aprimorar a produção de suas propriedades, a JBS (JBSS3), com o olhar atento de Gilberto Tomazoni, também criou, em 2021, os chamados Escritórios Verdes. A ideia é oferecer apoio técnico gratuito para todos os produtores que desejam tornar sua produção mais eficiente e sustentável.

‘Escritórios verdes’

Atualmente, a JBS (JBSS3) conta com mais de 270 mil colaboradores espalhados em vários países. Só aqui no Brasil são mais de 150 mil funcionários. Além disso, a empresa possui mais de 330 mil clientes em 190 países.

Números da JBS (JBSS3)