VISÃO DE LÍDER
Conheça a história do empresário que é dono da 3ª maior rede de academias do mundo
Atualmente com 68 anos, Edgard Cornona se formou em Engenharia Química pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em 1979. Mas, a vida o levou para um caminho bem diferente.
Na página das suas academias, conta-se que Edgard começou sua carreira com apenas 19 anos. Ele passou por um laboratório de análises de materiais e, em seguida, migrou para uma confecção com lojas próprias. Foi em 1996, que ele resolveu entrar no ramo de academias, inaugurando a primeira Bio Ritmo, em Santo Amaro.
3ª maior rede de academias do mundo, a Smart Fit (SMFT3) tem 1.459 ao todo “lojas” – que é como ele chama cada academia -, sendo que 294 são franquias. No Brasil, são 706 unidades. As academias que estão no estrangeiro, aliás, já representam 53% da receita do grupo. “Temos 2,1 milhões de clientes. Então, 1 a cada 100 brasileiros é cliente nosso. Na Colômbia, essa proporção é de 1 a cada 3”, contou Edgard Corona para o podcast Visão de Líder da Inteligência Financeira.
O grupo Smart Fit compreende as marcas seguintes: Smart Fit, Bio Ritmo, Race Bootcamp, Vidya, Jab House, Tonus Gym e o agrupador Total Pass (ferramenta pela qual empresas fazem adesão e os funcionários pagam uma mensalidade para ter acesso a várias unidades). “Não se permitir ousar é travar a empresa”, diz Edgard.
“Temos 270 lojas, 160 mais fora do Brasil e que já representam 53% da receita do grupo. E todas na América Latina. Nem todas em modelo de franquia”, conta.
“Eu acho que sim: fiquei rico cobrando pouco. Tudo é uma disrupção. Fui mudando e mudando. Saí do Brasil para ver novos modelos, algo parecido com a Smart Fit e pensei: ‘Isso precisa ir para o Brasil’. E eu trouxe”, contou à Inteligência Financeira.