De acordo com a Forbes Brasil, Vicky Safra e família acumulam um patrimônio de US$ 18,2 bilhões (dados de 7 de dezembro de 2023).
HERANÇA
Vicky Safra foi a primeira mulher a ocupar o topo do ranking da Forbes Brasil, na edição de setembro da revista, que destacou os mais afortunados do Brasil.
A viúva e herdeira do fundador do Banco Safra, Vicky Safra, foi considerada a pessoa mais rica do Brasil de acordo com a lista anual de bilionários da Forbes, divulgada em 1º de setembro deste ano. Na ocasião, sua fortuna somada à dos seus filhos foi estimada em R$ 87,8 bilhões.
Vicky tem 71 anos, mora na Suíça e é filantropa. Ela comanda a Fundação Vicky e Joseph Safra, que trabalha com atividades filantrópicas na área de educação, artes e no auxílio de hospitais. Apesar da fortuna, Vicky se mantém bastante discreta.
Vicky Safra tem origem grega. Ela migrou para o Brasil com a família nos anos 1950. Tinha apenas 17 anos quando se casou com Joseph Safra, que viria a se tornar o banqueiro mais rico do mundo.
A fortuna da família Safra tem raízes na Síria. Remete à criação de uma empresa que operava como casa bancária em 1800. Em 1953, o pai de Joseph Safra, Jacob Safra, se mudou com a família para o país.
A fundação da Safra Financeira no Brasil ocorreu em 1967. Na sequência, em 1972, com as compras de outras instituições financeiras, o Banco Safra se estabeleceu no Brasil. Vicky e Joseph Safra tiveram quatro filhos e 14 netos. Joseph Safra morreu em 2020, aos 82 anos, por causas naturais.
Um dos filhos de Vicky, Alberto Safra, neste ano processou a mãe e dois irmãos, acusando-os de diluir de propósito sua participação na holding do Safra National Bank, em um esforço para expulsá-lo do império da família.
Na ação aberta na Suprema Corte do Estado de Nova York, Alberto diz que a mãe e os irmãos se envolveram em atos de improbidade corporativa para prejudicar os interesses dele na empresa.
Acesse a matéria completa e veja a lista dos 10 bilionários brasileiros de 2023.