Mercado tem avaliação positiva de Haddad

Segundo levantamento, avaliação positiva do trabalho do ministro salta de 26% para 65%

Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (12), realizou 94 entrevistas com fundos de investimento. A percepção de que a taxa Selic será reduzida ainda este ano se tornou unânime no mercado em julho.

Taxa Selic

Segundo a pesquisa, a aposta majoritária (92%) é de início do ciclo de cortes de juros em agosto, enquanto 7% esperam que o Banco Central só comece a reduzir a Selic em setembro e 1%, em novembro. Em agosto, 56% preveem redução de 0,25 ponto porcentual dos juros, contra 32% que esperam queda de 0,5 ponto. Apenas 1% dos entrevistados projeta redução maior do que 0,5 ponto. Outros 7% esperam manutenção dos juros em 13,75%, enquanto 4% preveem alta de 0,25 ponto porcentual.

Apostas

Para a maioria, a reforma tributária deverá aumentar a geração de empregos no país e melhorar os resultados da indústria. Em contrapartida, espera-se uma piora dos resultados dos setores de comércio e serviços.

Avaliação sobre a reforma tributária

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também tem avaliação positiva, que saltou de 2% em maio para 20% em julho.

Avaliação Lula

A mudança foi mais evidente, porém, foi na avaliação sobre o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que disparou de 26% em maio para 65% em julho. A proporção dos que consideram o trabalho de Haddad negativo passou de 37% para 11%, enquanto os que dão avaliação regular ao ministro diminuíram de 37% para 24%.

Avaliação Haddad

Para 23% dos entrevistados, o fortalecimento de Haddad é o principal fator por trás da última rodada de melhora dos ativos domésticos.

Melhora dos ativos domésticos

Veja mais detalhes na Inteligência Financeira.