INVESTIMENTO
Já pensou em escolher ativos que parecem não estar tão bons hoje? Essa opção pode influenciar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.
Conceito fundamental em economia e finanças, se refere ao valor que sacrificamos ao fazer uma escolha entre duas ou mais opções. Em termos mais claros: o custo que se tem aproveitando ou deixando passar uma oportunidade.
Quando aplicado aos investimentos, o custo de oportunidade refere-se ao dinheiro que deixamos de ganhar quando optamos por um ativo em vez de outro.
Estamos sempre avaliando o custo de oportunidade de algo. Por exemplo, quando pensamos o que vale mais a pena: · Viajar nas férias ou guardar o dinheiro para trocar a geladeira? · Fazer uma festa de casamento ou usar o dinheiro para uma viagem de lua-de-mel? · Comprar um carro ou manter o dinheiro investido?
O mais comum é utilizar indicadores de renda fixa, como a Selic ou o CDI, como parâmetros para medir o custo de oportunidade de um investimento. Mas também é possível considerar o custo de oportunidade fazendo a comparação entre dois ativos semelhantes.
Para considerar o custo de oportunidade na hora de investir, vale ficar de olho em alguns pontos importantes: · Avaliar as alternativas de investimento; · Diversificar a carteira de investimentos; · Considerar o prazo de investimento; · Avaliar a liquidez dos investimentos.