Pedro Moreira Salles

Em rara entrevista, Pedro Moreira Salles, copresidente do Conselho do Itaú Unibanco, falou sobre suas expectativas para o Brasil, a transformação do Itaú nos últimos anos e o papel dos robôs no atendimento bancário. Confira os principais pontos da conversa.

VISÃO DE LÍDER

Pedro Moreira Salles não costuma dar entrevistas, mas abriu uma exceção à equipe da Inteligência Financeira, que foi recebida na Avenida Faria Lima, onde fica um dos prédios do banco.

Visão de líder

1

O Itaú Unibanco é o maior banco da América Latina desde 2008, quando houve a fusão do Itaú com Unibanco. Além disso, tem 81% das ações negociadas na B3 e 19% na bolsa de Nova York. Hoje, tem quase 500 mil acionistas  – 48% deles são estrangeiros.

Itaú Unibanco

2

Segundo Pedro, o banco está passando por um processo de transformação muito importante, talvez um dos maiores de sua história. “Quando propusemos uma nova cultura para o banco, o elemento central era o cliente. A gente trabalha para o cliente”, contou.

Transformação

3

“Para mudar, é preciso sair do engessamento da estrutura sistêmica e ir para a nuvem. É um processo que leva tempo”, explicou o copresidente do banco. “Tem de se reorganizar internamente. Não podemos mais olhar o cliente só por produto. É preciso criar times multifuncionais”, detalhou.

Mudanças

4

“Nós teremos o número de agências que os clientes quiserem que tenhamos. Acho que vai ter agência, mas vejo uma transformação de um local de transação para uma loja de negócio. Os jovens quase não vão à agência”, confirmou Pedro Moreira Salles.

Agências

5

Com relação ao futuro do Brasil, Pedro Moreira Salles se diz otimista. “É meio uma obrigação, até porque dediquei uma vida a isto aqui. Acho que o Brasil, aos trancos e barrancos, é melhor hoje do que era”, afirmou. “Olhando para frente, penso que o Brasil poderia ser a bola da vez, no bom sentido”.

Brasil

6

“É entender o custo de oportunidade. É saber o que eu poupo para poder eventualmente investir ou consumir. Entender que há sempre uma escolha a ser feita”, afirmou.

Como ter inteligência financeira?

7

Veja a entrevista completa